Introdução: a pandemia do COVID-19 tem crescido mundialmente. No Brasil o número de infectados levou a sobrecarga do sistema de saúde, com escassez de recursos humanos e materiais. A equipe de enfermagem tem importante atuação no combate a crise mundial, porém, as jornadas de trabalho são estressantes, há vulnerabilidade e risco de contaminação pelo vírus. Esses atributos contribuem para o adoecimento mental dos profissionais.
Objetivo: identificar sintomas de depressão entre profissionais de enfermagem na pandemia da COVID-19.
Método: estudo transversal e observacional, realizado com formulário eletrônico entre profissionais de enfermagem nas cinco regiões do Brasil. O PHQ-9 foi utilizado para identificar sintomas de depressão. Utilizou-se para a análise o programa SPSS 20.0. Foi considerado p<0,05.
Resultados: participaram do estudo 3249 profissionais de enfermagem, sendo a maior parte técnicos de enfermagem, do sexo feminino e residentes na região Sudeste. Do total de profissionais, 880 informaram contato direto com alguém diagnosticado com COVID-19.
Discussão: os profissionais de enfermagem não apresentaram ou apresentaram sintomas leves de depressão. Mulheres, trabalhadores da região Norte, adultos jovens com idades entre 18 e 24 anos e renda mensal de até 4 salários mínimos apresentaram média do escore geral de depressão mais alta, indo de encontro com estudos já realizados.
Conclusão: mediante a presença de sintomas de depressão nos profissionais de enfermagem, é necessário uma regularidade nas estratégias de prevenção contra o sofrimento mental expresso por alguns durante a pandemia.
Contribuições e limitações: como contribuição, este estudo fornece informações valiosas sobre os profissionais de enfermagem nas respostas psicológicas no início da pandemia da COVID-19 no Brasil. As limitações se referem ao desenho do estudo, pois estudos transversais não permitem realizar inferências causais, além disso, a depressão precisa ser avaliada e diagnosticada por profissionais de saúde mental habilitados.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com