Introdução
A COVID- 19 possui um amplo espectro clínico, que varia desde a forma assintomática até uma síndrome respiratória aguda grave (SARS), também tem chamado atenção pelos sintomas relacionados à inflamação do sistema vascular e à hipercoagulabilidade que levam a manifestações como vasculite de pequenos vasos e trombose micro e macrovascular de artérias e/ou veias. As complicações trombóticas parecem emergir como uma questão importante em pacientes infectados pela COVID-19.
Objetivos
Relatar a experiência da enfermagem frente a um caso de trombose pós COVID-19 em um paciente com Leucemia..
Método
Trata-se de um relato de experiência vivenciada pelo enfermeiro em uma unidade de hematologia e quimioterapia de um hospital escola na cidade de Ribeirão Preto.
Resultado
Acompanhamento de um paciente, internado em enfermaria de hematologia, com diagnóstico de Leucemia e Hipertensão Arterial, imunossuprimido, que apresentou piora do quadro clínico com síndrome infecciosa pulmonar, alteração de enzimas renais, iniciado antibioticoterapia e tratamento dialítico. Apresentou teste positivo para COVID-19. Um mês pós-infecção, o paciente não apresentava sintomas respiratórios, com resolução completa do quadro, contudo iniciou com dores intensas em MMII, dificuldade para deambular, realizado exames de imagem, diagnóstico de trombose venosa. Diante desta confirmação, foi instituído anticoagulação com enoxaparina e implante de filtro de veia cava.
Discussão
Outros pacientes imunossuprimidos do setor testaram positivo e não evoluíram com piora dos sintomas; o paciente em questão não teve necessidade de internação na UTI. O surgimento da trombose pós infecção é compatível com outros relatos sobre esse agravo como consequência tardia da COVID-19.
Conclusão
As comunidades científicas devem trabalhar a fim de obter indicadores confiáveis, e relatar as experiências das equipes de saúde contribuindo para novas pesquisas.
Contribuições para Enfermagem
O conhecimento de possíveis complicações possibilita que o enfermeiro realize seu plano de cuidados voltado para prevenção, melhorando a segurança do paciente e a assistência.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com