Introdução: a atuação na docência em curso profissionalizante de enfermagem demanda busca constante de conhecimento para a formação dos profissionais. Objetivos: refletir acerca da importância do conhecimento das teorias de enfermagem na formação do docente do curso profissionalizante. Método: trata-se de um relato de experiência do aprendizado do docente a respeito das Teorias de Enfermagem. A complementação da formação do docente se desenvolveu por meio de pesquisas, reflexões e discussões realizadas no decorrer da disciplina “Fundamentos filosóficos, epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa no processo de cuidar”, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Entre as teorias discutidas destacam-se: da Adaptação de Callista Roy, Ambientalista de Florence Nightingale, do Autocuidado de Dorothea Orem, Transcultural de Madeleine Leininger, das Relações Interpessoais de Hildegard Elizabeth Peplau. Resultados e discussão: foi possível identificar situações da prática do docente que poderiam ser aprimoradas mediante a aplicabilidade dessas teorias, contribuindo para atender as necessidades de cuidados de enfermagem apresentadas pelos pacientes e familiares. O conhecimento adquirido sobre essas teorias permite ao docente ter maior capacidade reflexiva e interpretativa das situações de ensino-aprendizagem e da assistência, bem como, planejar e implementar cuidados, o que refletirá na formação do técnico de enfermagem e na qualidade da assistência. Conclusão: verificou-se que os fundamentos científicos adquiridos pelo docente no decorrer da disciplina permitiram uma percepção ética, humanística e holística do paciente, do familiar e do aluno a ser formado. Contribuições e implicações para a Enfermagem: estimular a capacitação dos docentes de cursos profissionalizantes de enfermagem produz impacto positivo na formação do técnico de enfermagem e, consequentemente, incremento na qualidade da assistência de enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com