APLICABILIDADE DAS TEORIAS DE ENFERMAGEM PELO DOCENTE DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Angiliani Nogueira Guardia
  • Co-autores
  • Anelise de Melo Bernardes Costa , Silvana Maria Coelho Leite Fava , Zélia Marilda Rodrigues Resck , Eliza Maria Rezende Dázio
  • Resumo
  • Introdução: a atuação na docência em curso profissionalizante de enfermagem demanda busca constante de conhecimento para a formação dos profissionais. Objetivos: refletir acerca da importância do conhecimento das teorias de enfermagem na formação do docente do curso profissionalizante. Método: trata-se de um relato de experiência do aprendizado do docente a respeito das Teorias de Enfermagem. A complementação da formação do docente se desenvolveu por meio de pesquisas, reflexões e discussões realizadas no decorrer da disciplina “Fundamentos filosóficos, epistemológicos, teóricos e metodológicos da pesquisa no processo de cuidar”, oferecida pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Alfenas. Entre as teorias discutidas destacam-se: da Adaptação de Callista Roy, Ambientalista de Florence Nightingale, do Autocuidado de Dorothea Orem, Transcultural de Madeleine Leininger, das Relações Interpessoais de Hildegard Elizabeth Peplau. Resultados e discussão: foi possível identificar situações da prática do docente que poderiam ser aprimoradas mediante a aplicabilidade dessas teorias, contribuindo para atender as necessidades de cuidados de enfermagem apresentadas pelos pacientes e familiares. O conhecimento adquirido sobre essas teorias permite ao docente ter maior capacidade reflexiva e interpretativa das situações de ensino-aprendizagem e da assistência, bem como, planejar e implementar cuidados, o que refletirá na formação do técnico de enfermagem e na qualidade da assistência. Conclusão: verificou-se que os fundamentos científicos adquiridos pelo docente no decorrer da disciplina permitiram uma percepção ética, humanística e holística do paciente, do familiar e do aluno a ser formado. Contribuições e implicações para a Enfermagem: estimular a capacitação dos docentes de cursos profissionalizantes de enfermagem produz impacto positivo na formação do técnico de enfermagem e, consequentemente, incremento na qualidade da assistência de enfermagem.

  • Palavras-chave
  • Cuidados de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Teoria de Enfermagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com