A ENFERMAGEM NOS CUIDADOS OCULARES PARA DOAÇÃO DE CÓRNEAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • Greice Hellen de Jesus Mourão
  • Co-autores
  • Rafael Lemes de Aquino
  • Resumo
  • Introdução: A atuação da enfermagem é de extrema importância na manutenção da saúde, mas constantemente se deparam com a realidade da morte. A equipe de enfermagem tem um papel importante na percepção de um potencial doador de órgãos e tecidos e nos cuidados que permitem garantir a efetividade desse processo. Pacientes em morte encefálica tem comprometimento no fechamento das pálpebras, lubrificação e hidratação das córneas. Objetivo: Relatar experiência do serviço de um Banco de Olhos público de Minas Gerais em relação aos cuidados de enfermagem com as córneas dos potenciais doadores. Método: O estudo é de natureza descritiva, do tipo relato de experiência. Resultados: Observou-se no Banco de Olhos o descarte de córneas devido lesões relacionadas ao período de internação, comprometendo a viabilidade destes tecidos para transplante. Nos potenciais doadores de morte encefálica, deve-se ocluir corretamente os olhos, manter as córneas umedecidas com solução salina a 0,9% e protegidas com pomada para evitar ceratites por exposição. Discussão e Conclusões: Pode-se concluir que o cuidado da enfermagem prestado com o potencial doador é fundamental na prevenção das lesões na córnea, além de expressa medida de segurança do paciente, sendo necessário implantação de protocolos assistenciais básicos. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Nesta perspectiva, notar a importância do conhecimento científico dos profissionais enfermagem nos cuidados relacionados ao potencial doador evitando a perda considerável de tecidos e com isso refletindo esse cuidado aos receptores. São necessárias atividades de capacitação para a equipe, podendo ser estabelecida parceria com o Banco de Olhos, para a disseminação de conhecimentos sobre os cuidados práticos com as córneas enquanto potenciais doadores. 

  • Palavras-chave
  • Enfermagem, doador de córneas, cuidados
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com