ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: UMA REFLEXÃO DISCENTE

  • Autor
  • Thaís Fernanda Nascimento Vítor
  • Co-autores
  • Thales William Queiroz da Anunciação , Aimée Rosa Paranhos Dias , Danuza Jesus Mello de Carvalho
  • Resumo
  • Introdução: O mundo vivencia um movimento referenciado por expertises na área da epidemiologia como um dos maiores desafios da saúde pública. Com o distanciamento social, instituições de ensino superior tiveram que reorganizar suas rotinas para dar continuidade ao semestre letivo. É imperativo surgir impactos deste cenário sobre os discentes, tendo em vista a mudança repentina no modelo de condução do ensino. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de uma Instituição de Ensino Superior com ensino remoto na graduação em enfermagem. Metodologia Trata-se de um relato de experiência de discentes com o ensino remoto na graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Salvador-Bahia, entre março a julho de 2020. Resultados: No decorrer da nova forma de ensino, observou-se alguns pontos: adesão ao conhecimento relacionado ao uso de novas tecnologias, despertar para capacidade de inovação dos discentes através de diferentes oportunidades de aprendizagem, reinventar-se no processo de formação e construção do conhecimento, além de estimular protagonismo do estudante no movimento do ensino-aprendizagem. Nesse ínterim, outras questões foram identificadas no que tange as sensíveis dificuldades de acesso a tecnologia ainda presente na sociedade, limitando o acesso às aulas e conteúdo. Aspectos pessoais também foram identificados como adaptação da nova rotina acadêmica e as atividades laborais, além do compartilhamento do espaço doméstico para as atividades acadêmicas. Discussão: Os impactos gerados decorrentes das mudanças emergenciais conduzidas pelo momento são inevitáveis. Mesmo com benefícios identificados é imperativo salientar sobre vulnerabilidade do acesso ao ensino remoto dos discentes. Conclusão:  A partir dessa experiência vivenciada, ganhos e dilemas emergiram, sendo importante atentar-se para uma adequada formação em enfermagem tão valorizada no momento. Contribuições e implicações para a enfermagem: O estudo gera reflexões sobre os dilemas do ensino em enfermagem no contexto ensino remoto emergencial.

  • Palavras-chave
  • Educação em Enfermagem, Aula, Conhecimento.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com