Introdução: O mundo vivencia um movimento referenciado por expertises na área da epidemiologia como um dos maiores desafios da saúde pública. Com o distanciamento social, instituições de ensino superior tiveram que reorganizar suas rotinas para dar continuidade ao semestre letivo. É imperativo surgir impactos deste cenário sobre os discentes, tendo em vista a mudança repentina no modelo de condução do ensino. Objetivo: Relatar a experiência de discentes de uma Instituição de Ensino Superior com ensino remoto na graduação em enfermagem. Metodologia Trata-se de um relato de experiência de discentes com o ensino remoto na graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de Salvador-Bahia, entre março a julho de 2020. Resultados: No decorrer da nova forma de ensino, observou-se alguns pontos: adesão ao conhecimento relacionado ao uso de novas tecnologias, despertar para capacidade de inovação dos discentes através de diferentes oportunidades de aprendizagem, reinventar-se no processo de formação e construção do conhecimento, além de estimular protagonismo do estudante no movimento do ensino-aprendizagem. Nesse ínterim, outras questões foram identificadas no que tange as sensíveis dificuldades de acesso a tecnologia ainda presente na sociedade, limitando o acesso às aulas e conteúdo. Aspectos pessoais também foram identificados como adaptação da nova rotina acadêmica e as atividades laborais, além do compartilhamento do espaço doméstico para as atividades acadêmicas. Discussão: Os impactos gerados decorrentes das mudanças emergenciais conduzidas pelo momento são inevitáveis. Mesmo com benefícios identificados é imperativo salientar sobre vulnerabilidade do acesso ao ensino remoto dos discentes. Conclusão: A partir dessa experiência vivenciada, ganhos e dilemas emergiram, sendo importante atentar-se para uma adequada formação em enfermagem tão valorizada no momento. Contribuições e implicações para a enfermagem: O estudo gera reflexões sobre os dilemas do ensino em enfermagem no contexto ensino remoto emergencial.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com