Introdução: A pandemia instaurada pelo Sars-CoV-2 implicou mudanças na produção de saúde e se somou aos persistentes problemas de saúde pública, como as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Neste contexto de distanciamento social, a Educação Popular em Saúde (EPS) ganha mais potência como instrumento de promoção à saúde Objetivo: relatar a experiência de produção de vídeos educativos sobre ISTs voltados à promoção da saúde de mulheres em situação de prostituição. Método: trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, vivenciado nos meses de maio e junho de 2020 por acadêmicos de enfermagem junto à Pastoral da Mulher, com foco na produção e divulgação de conteúdo audiovisual sobre ISTs voltados às mulheres profissionais do sexo de um município da Bahia. Resultados: Através da iniciativa, foi possível atingir diretamente 158 mulheres. Foram produzidos e divulgados vídeos sobre HIV/Aids, Papilomavírus Humano (HPV), Sífilis e Herpes, os quais abordavam definição, principais manifestações clínicas, formas de diagnóstico, prevenção e tratamento. As informações foram transmitidas em linguagem oral acessível ao público-alvo, associada a imagens e ilustrações, tendo em vista a melhor assimilação do conhecimento. Discussão: A EPS é uma importante ferramenta de empoderamento e conscientização em saúde para as profissionais do sexo, grupo especialmente vulnerável. A produção de vídeos educativos permite articular e facilitar o processo de aprendizagem valendo-se de recursos tecnológicos. Conclusão: Diante do distanciamento social, a divulgação de conteúdo audiovisual se mostrou como ferramenta atrativa e de fácil disseminação de conhecimento. Ademais, favoreceu a manutenção do vínculo entre a Pastoral da mulher e seu público. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O enfermeiro é protagonista nas ações de EPS e, através de atitudes sensíveis, é capaz de promover conscientização e transformações reais. Ainda, o conhecimento e a utilização de estratégias tecnológicas incrementam o potencial educador dessa classe profissional.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com