Introdução: O aleitamento materno é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria durante os dois primeiros anos de vida da criança ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. A amamentação previne diversas doenças e promove um desenvolvimento mais eficaz da saúde da criança, além de potencializar o vínculo afetivo entre mãe e filho. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada enquanto acadêmicas de enfermagem em um projeto de extensão que tem por finalidade incentivar o aleitamento materno. Método: Relato de experiência das atividades desenvolvidas em uma maternidade escola, com público alvo representado por puérperas. Estão contempladas nas ações, orientações para as mulheres sobre a importância e os benefícios da exclusividade da lactação até os seis meses de idade do bebê, além das instruções sobre o cuidado com as mamas e o auxílio durante o aleitamento. Resultados: A atividade foi desenvolvida através da explanação por parte dos discentes de enfermagem sobre o papel fundamental da amamentação para a saúde da criança, além do auxílio no momento da lactação. O acompanhamento realizado com as mulheres mostrou que a presença dos acadêmicos está relacionada com o aumento do êxito no momento do aleitamento devido ao auxílio constante. Conclusão: A experiência adquirida dentro do contexto prático mostrou-se enriquecedora para os alunos que participaram do processo de conhecimento e evolução das puérperas no quesito da maternidade, assim como a gratificação de cooperar com saúde dos recém-nascidos. Implicações para a enfermagem: A atividade faz-se importante no sentido de fortalecer o vínculo dos acadêmicos com os pacientes, além de integrar a teoria vista na escola e as práticas do serviço de saúde que se torna fundamental para a formação de enfermeiros com uma visão holística e autonomia de decisões.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com