ADEQUAÇÃO DA ATENÇÃO PRÉ-NATAL DE MÃES DE RECÉM-NASCIDOS INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL
Déborah Corrêa Rezende
Cleudenir Gregório da Silva
Lihsieh Marrero
Maria do Livramento Coelho Prata
RESUMO
Introdução: A assistência pré-natal é o primeiro passo para a proteção à saúde do binômio mãe-filho e a manutenção do bem-estar físico e emocional no processo da gestação, parto e nascimento. Objetivos: Averiguar a adequação do pré-natal de mães de recém-nascidos internados em unidade de terapia intensiva. Método: Estudo transversal, com 112 mães de recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva das três maiores maternidades públicas de Manaus. Os dados foram obtidos por entrevista, prontuários hospitalares e caderneta de saúde da gestante. Para análise dos dados utilizou-se o software SPSS para realizar as análises descritivas. Resultados: Metade das participantes (76,8%) iniciaram o pré-natal no primeiro trimestre, mas 96,9% dos casos as consultas foram avaliadas como inadequadas. Um pequeno percentual de participantes tiveram a pressão arterial aferida (28,7%) e o peso (22,1%) medido em todas as consultas; os exames laboratoriais foram solicitados em 28,7% dos casos e não receberam informações sobre a orientação do parto (35,4%). Discussão: Os critérios preconizados pelo Ministério da Saúde foram parcialmente incorporados à consulta pré-natal nas maternidades e que há um carecimento de consultas íntegras. Conclusão: O estudo demonstrou que a adequação do pré-natal foi parcial, sugerindo que as diretrizes nacionais não foram incorporadas nas práticas assistenciais comprometendo o acompanhamento da gestação. Contribuições: A adequação do pré-natal é fundamental para melhorar a qualidade da assistência à saúde da mulher e da criança, impactando nos indicadores materno-infantil do estado do Amazonas. Implicações: O enfermeiro é o profissional-chave para a melhoria da qualidade da assistência à gestante e puérpera na atenção básica à saúde. Portanto, conhecer os critérios de adequação do pré-natal as diretrizes nacionais amplia seu potencial.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com