PRÁTICA SOBRE EMPODERAMENTO E VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA PARA GESTANTES: RELATO DE EXPERIÊNCIA

  • Autor
  • JOÃO VICTOR EVANGELISTA CUNHA
  • Co-autores
  • CRISLAINE ALEIXO FERNANDES DE JESUS , THAYS DOS SANTOS OLIVEIRA , ALINE CAROLINA PERPÉTUO RIBEIRO , SHIRLEI BARBOSA DIAS
  • Resumo
  •  

    Introdução: A mulher por gerações passou por muita violência desnecessária, sofreu atos dolorosos e evitáveis1. A Violência Obstétrica é considerada como complicação temporária ou permanente, sendo esta mental, física, moral e ética, vivenciada(s) pela mulher durante gestação, parto e puepério2. O enfermeiro que visa o cuidado deve disseminar conhecimento e confiança para que a mulher obtenha empoderamento sobre sua saúde e vida. Objetivo: Disseminar conhecimento de cunho educativo para gestantes com enfoque em violência obstétrica e empoderamento. Metodologia: Foi elaborada uma apresentação para gestantes em uma unidade básica de saúde. Foram produzidas estratégias metodológicas, apresentação expositiva; amostra de vídeo; entrega e discussão de uma cartilha criada pelos discentes, a fim de proporcionar uma ação educativa mais integral. Resultados: Foi possível observar durante a prática a desinformação das gestantes sobre a temática, tendo assim, grande quantidade de dúvidas a serem sanadas. Discussão e Conclusão: Através dessa prática foi possível observar o quão se fazem necessárias discussões, de forma que as informações alcancem de maneira correta as mulheres para o seu empoderamento sobre educação, promoção e prevenção em saúde, visto que essa oportunidade foi engrandecedora pela troca de experiências dos participantes presentes. Contribuições e aplicações a enfermagem: A experiência vivenciada contribui com os resultados obtidos visto que, existem mulheres que não possuem infomações e se faz necessário o compartilhamento de conhecimento através dos enfermeiros.

     

    Referência:

    1-      Organização Mundial da Saúde – OMS. (2014). Prevenção e eliminação de abusos, desrespeito e maus-tratos durante o parto em instituições de saúde. Genebra: Autor. Acesso em 02 de setembro, 2020, em: http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/134588/3/WHO_RHR_14.23_por.pdf

    2-      LANSKY, Sônia et al . Violência obstétrica: influência da Exposição Sentidos do Nascer na vivência das gestantes. Ciênc. saúde coletiva,  Rio de Janeiro ,  v. 24, n. 8, p. 2811-2824,  Aug.  2019 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232019000802811&lng=en&nrm=iso>. acesso em  02  de setembro,  2020.  Epub Aug 05, 2019.  https://doi.org/10.1590/1413-81232018248.30102017.

  • Palavras-chave
  • Violência Contra a Mulher, Educação em saúde, Empoderamento para a Saúde.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com