Gamificação como metodologia de ensino no contexto da COVID-19: relato de experiência

  • Autor
  • Rafael Henrique dos Reis
  • Co-autores
  • Luciana de Freitas Souza , Renata de Almeida Matos , Estefani Miris R. da Luz
  • Resumo
  •  

    Gamificação como metodologia de ensino no contexto da COVID-19: relato de experiência

     

    Resumo: Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), notificou casos de pneumonia, causada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-COV-2, este se refere a uma doença respiratória aguda denominada Corona Vírus Disease (COVID-19). Em razão disto, as instituições hospitalares se organizaram a fim de garantir a segurança de seus profissionais e condições que propiciassem a redução do contágio. Destaca-se entre essas ações, as atividades educativas com uso de metodologias ativas de ensino. Objetivo: Descrever a experiência no Hospital do Câncer de Muriaé na aplicação de metodologia ativa de ensino para o controle e prevenção da COVID-19 na instituição.  Metodologia: relato de experiência de Enfermeiros instrutores de treinamento na aplicação da gamificação como metodologia ativa de ensino para lideranças visando à preparação para o enfrentamento da COVID-19. Resultados: A aplicação da metodologia gerou um índice de satisfação de 98% entre os participantes. O momento presencial, interativo e descontraído promoveu oportunidades de troca de conhecimentos e experiências a respeito das medidas de controle e prevenção da COVID-19 resultando na elaboração da uma cartilha com perguntas e respostas que foi disponibilizada para toda a instituição. Conclusão: O uso de metodologias ativas de ensino, como a gamificação, permitem a interação coletiva, alcançando maior satisfação e interação dos participantes, o que contribui para uma aprendizagem com significado. Entretanto, é necessário que se realize mais pesquisas com o objetivo de avaliar a eficácia da gamificação na educação corporativa.

     

     

  • Palavras-chave
  • Aprendizagem ativa. Ensino Corporativo. Gamificação. Infecções por Coronavírus.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Ensino e pesquisa
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com