Gamificação como metodologia de ensino no contexto da COVID-19: relato de experiência
Resumo: Em dezembro de 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS), notificou casos de pneumonia, causada por um novo tipo de coronavírus, o SARS-COV-2, este se refere a uma doença respiratória aguda denominada Corona Vírus Disease (COVID-19). Em razão disto, as instituições hospitalares se organizaram a fim de garantir a segurança de seus profissionais e condições que propiciassem a redução do contágio. Destaca-se entre essas ações, as atividades educativas com uso de metodologias ativas de ensino. Objetivo: Descrever a experiência no Hospital do Câncer de Muriaé na aplicação de metodologia ativa de ensino para o controle e prevenção da COVID-19 na instituição. Metodologia: relato de experiência de Enfermeiros instrutores de treinamento na aplicação da gamificação como metodologia ativa de ensino para lideranças visando à preparação para o enfrentamento da COVID-19. Resultados: A aplicação da metodologia gerou um índice de satisfação de 98% entre os participantes. O momento presencial, interativo e descontraído promoveu oportunidades de troca de conhecimentos e experiências a respeito das medidas de controle e prevenção da COVID-19 resultando na elaboração da uma cartilha com perguntas e respostas que foi disponibilizada para toda a instituição. Conclusão: O uso de metodologias ativas de ensino, como a gamificação, permitem a interação coletiva, alcançando maior satisfação e interação dos participantes, o que contribui para uma aprendizagem com significado. Entretanto, é necessário que se realize mais pesquisas com o objetivo de avaliar a eficácia da gamificação na educação corporativa.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com