INTRODUÇÃO: A Rede Cegonha (RC) é uma estratégia do Ministério da Saúde, que oferta à população feminina o direito ao planejamento reprodutivo, além da atenção e assistência humanizada no período da gestação e puerpério. OBJETIVO: Identificar as contribuições da RC na promoção do parto humanizado e na assistência desde a gestação ao puerpério. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Banco de Dados em Enfermagem (BDENF), Scientific Electronic Library Online (SciELO), por meio dos Descritores em Ciências Saúde: Saúde Pública, Recém-Nascido, Parto Humanizado; MeSH (Medical Subject Headings): Public Health, Newborn, Humanizing Delivery. Os critérios de inclusão foram os artigos disponíveis na íntegra, online, que abordassem a temática, publicados entre 2011 a 2020, totalizando 10 artigos. Critérios de exclusão: artigos repetidos. RESULTADOS: A datar da implantação da RC, notou-se uma diminuição das taxas de mortalidade materna e mortalidade perinatal no Brasil, além de novas medidas para oferecer melhor seguridade do atendimento pré-natal, parto, puerpério e período neonatal. Houve também um maior incentivo para que as mulheres iniciassem o seu pré-natal precocemente, prevenindo a mortalidade pós-neonatal. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: A RC objetiva um parto com menos intervenções desnecessárias e para o alcance deste objetivo, algumas estratégias foram adotadas, como: vocalização de forma empática com a puérpera, apoio afetivo transmitindo confiança, o uso do nome verdadeiro da parturiente, e promoção do contato pele-pele entre mãe e filho. CONSIDERAÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A RC é primordial no processo de humanização do parto, atuando na redução de mortalidade materna e neonatal, bem como a promoção de medidas que ampliem o acesso das mulheres ao pré-natal e promova conforto e segurança destas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com