INTRODUÇÃO: O isolamento social foi ponto de transformação na educação. Neste sentido a gestão remota de Ligas Acadêmicas configura-se como um novo desafio acadêmico. OBJETIVO: Descrever como o isolamento social oportunizou um novo modo de gestão da liga acadêmica de nefrologia em enfermagem. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de graduandos em enfermagem na condução e gestão de uma liga acadêmica de nefrologia, durante o isolamento social, nos meses de março a agosto de 2020. RESULTADO: Com a mudança do cenário global, foi necessário construir estratégias criativas para condução da liga acadêmica. Durante o gerenciamento das atividades foi necessária adaptação das rotinas ao trabalho remoto como encontros virtuais, utilização de ferramentas tecnológicas que oportunizaram a continuidade da gestão e o cumprimento do calendário proposto, independente da distância física, favorecendo para a facilidade de comunicação, liderança produtiva e melhor interação entre os ligantes. Oportunizou a gestão de atividades virtuais de extensão em outros estados, como simpósio, congressos e mesas redondas. DISCUSSÃO: O desafio trazido pela COVID-19 mostrou uma realidade desconhecida e desafiadora para liga. Oportunizou a busca de diferentes estratégias de comunicação, desenvolvimento das atividades em diferentes espaços geográficos e a aproximação da diretoria com os demais ligantes, favorecendo um melhor desempenho. CONCLUSÃO: Evidencia-se que, diante do cenário mundial de isolamento social, o uso das ferramentas virtuais como aliadas no desenvolvimento de atividades, permitiu a expansão das relações, proporcionando um modelo de gestão antes não vivenciado. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: As atuais experiências possibilitaram comunicação, planejamento e liderança eficazes, fluídas e adaptativas expandindo vivências sem barreiras geográficas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com