CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL NO CONTEXTO DA TERAPIA INTENSIVA
Introdução: A comunicação é uma ferramenta fundamental para a interação humana. Entretanto, durante a internação em terapia intensiva, alguns pacientes necessitam de dispositivos que limitam a comunicação verbal. Assim, torna-se fundamental a utilização de estratégias que permitam aos pacientes expressarem suas necessidades. Objetivo: Construir um instrumento facilitador do processo de comunicação na terapia intensiva. Método: Elaboração de instrumento com proposta não-verbal abrangente e de fácil entendimento. Para isso, utilizou-se ilustrações autorais de uma personagem representando as necessidades. Os desenhos foram feitos à mão, posteriormente digitalizados pelo uso da mesa digitalizadora easypen i405x e o software Kritas. Um protótipo foi levado a um Centro de Terapia Intensiva de um hospital escola e apresentado aos profissionais. A partir de suas sugestões, foram feitas adequações. Resultados: O instrumento “Prosa sem palavras” contempla 17 necessidades com descrições em português, sinalização “Sim/Não”, e alfabeto. Apresenta-se em papel sulfite A3 de gramatura 80g/m², sentido paisagem, plastificado e encadernado para facilitar a higienização. Para sua utilização, o profissional estabelece junto ao paciente, uma forma de comunicação frente às imagens: apontar o dedo, piscar, apertar a mão, entre outros. Discussão: Segundo Silveira (2005), a imagem é universal e produz entendimento imediato por indivíduos de línguas e culturas diversas. O uso de imagens no instrumento atende a esta proposta. Conclusão: O “Prosa sem Palavras” demonstra grande potencial para mediar a comunicação não-verbal entre pacientes e profissionais na terapia intensiva, sendo seu uso adequado, uma forma ágil de identificação das necessidades básicas. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: A comunicação bem sucedida é uma habilidade fundamental para a prática da Enfermagem. Em casos em que a comunicação verbal é impossibilitada, o uso de um instrumento imagético que medie este processo é de grande relevância.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com