Introdução: A pandemia de COVID-19 trouxe implicações para a saúde das crianças, embora sejam pouco acometidas pela doença e manifestem sintomas leves, outros aspectos decorrentes da situação atual podem trazer impactos negativos a esse grupo vulnerável. Objetivo: Descrever os impactos da pandemia de COVID-19 na saúde das crianças. Material e Método: Trata-se de uma revisão narrativa, realizada em setembro de 2020, por meio da busca nas bases de dados PUBMED e SCOPUS, a partir do cruzamento dos descritores “Coronavirus Infections”, “Child Health”, “Health Vulnerability” articulados com o operador boleano AND. Utilizou-se como critério de inclusão os artigos disponíveis na íntegra que correspondiam ao objetivo proposto. Resultados e Discussão: Foram encontrados vinte e dois artigos, dos quais quatro atenderam ao objetivo determinado. Observou-se que o isolamento social trouxe mudanças na rotina das crianças, com o fechamento de escolas, acesso limitado a espaços de lazer e interrupções nos serviços comunitários, fragilizando o apoio social e requerendo dos cuidadores novas alternativas para o cuidado em domicílio. Com uma maior permanência no ambiente doméstico, elevou-se o risco de acidentes, abuso infantil e violência. Além disso, crianças em situação de vulnerabilidade social, residentes em locais com infraestrutura inadequada, tornaram-se mais expostas ao vírus. No que se refere aos cuidadores, problemas ligados a questões econômicas, trabalho e a possibilidade de adoecimento e morte, geraram sobrecarrega e comprometimento da capacidade de atender às necessidades das crianças. Dessa maneira, trazendo implicações na condição psicológica infantil e na qualidade de vida. Conclusão: Portanto, a partir do reconhecimento desses impactos pode-se elaborar intervenções que garantam uma assistência integral à saúde da criança. Implicações para a Enfermagem: Por meio do conhecimento dessas necessidades, o enfermeiro pode desempenhar papel fundamental no cuidado a criança e a família, possibilitando a minimização dessas implicações.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com