A Educação Ambiental é fundamental do Ensino Básico ao Superior, devendo ser aplicada nos planos pedagógicos. Tem como objetivo formar cidadãos conscientes em relação à preservação ambiental, mediante a promoção de uma relação não agressiva com o meio. O cuidado em saúde é ressignificado através da educação, em que a escola possui papel essencial, pois as crianças/adolescentes estão em processo de construção crítica sobre o mundo. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência vivenciada no projeto de extensão universitária “Brincando e Aprendendo Saúde”, na qual efetuou-se a problematização sobre o tema “Interface entre preservação ambiental e promoção da saúde”. Esses encontros foram realizados na Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade e em uma unidade da Pastoral da Criança de Juiz de Fora, com crianças de 6 a 8 anos. Com ludicidade, foram realizadas problematizações sobre meio ambiente, reciclagem e destino adequado do lixo, seguidas por uma dinâmica sobre as cores das lixeiras de coleta seletiva. Posteriormente, foi realizado o teatro de fantoches contextualizando a temática. Observou-se que as crianças possuíam conhecimento prévio sobre práticas sustentáveis a partir de falas, como: “Não podemos jogar lixo no chão”; “As lixeiras coloridas são para separar os lixos, mas não vemos elas nas ruas”; “Jogar lixo no chão entope os bueiros e causa enchentes”. Porém, as mesmas não associavam ações ambientais com a promoção da saúde e prevenção de doenças. Com a atividade, essas questões foram enfatizadas, favorecendo a criticidade dos escolares sobre o tema. Assim, verificou-se a importância da sensibilização sobre desenvolvimento sustentável com o público infantil, a fim de corroborar com o bem-estar do indivíduo, família e comunidade. A educação ambiental contribui para a Enfermagem quando considera-se o ambiente como um determinante do processo saúde-doença-cuidado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com