ENFERMAGEM NA PREVENÇÃO DE QUEDA DOMICILIAR EM IDOSOS
Introdução: Conforme a organização mundial de saúde (OMS), considera-se idosos todo individuo com idade igual ou superior a 60 anos. Sabe-se que é próprio do processo de envelhecimento determinadas limitações, o que propicia ao acometimento de morbidades, essas podem caracterizar uma parcela de causa pelas quais a população descrita é acometida por queda, porém a principal causa determinante de queda entre os idosos é resultante de fatores extrínsecos presentes no ambiente domiciliar. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia 65,5% dos idosos já sofreram algum tipo de acidente doméstico. Objetivos: Objetiva-se traçar métodos que propiciem a prevenção de queda na população idosa, tendo em vista que o principal determinante diz respeito a fatores extrínsecos. Métodos: Foi realizada uma revisão integrativa com a utilização de 10 estudos, publicados nos últimos 5 anos que abrangem o tema em questão e submetidos a análise crítica e sistemática. Resultados: Frente aos objetos de estudo fica evidenciado que as principais causas estão relacionadas a falta de adaptação do domicilio, por isso as ações voltadas para a prevenção configuram-se simplistas e efetivas para o ocorrido. Discussão e conclusão: Dado os objetos alcançados conclui-se que as quedas, em geral, não são resultantes de práticas perigosas, por isso, ações como: instalação de barras de segurança, utilização de pisos antiderrapantes, adaptação de corrimão em escadas, remoção de tapetes, realizar manutenção da iluminação certificando da eficácia das lâmpadas utilizadas e alocar móveis fora do fluxo de circulação, garantem eficácia e segurança ao idoso no domicilio. Contribuições e implicações para a enfermagem: Percebe-se a importância do olhar prognostico do enfermeiro durante as visitas domiciliares, em conjunto com o agente comunitário de saúde, para que orientações ainda que simples, possam resultar na prevenção dos mais diversos agravos ao público idoso.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com