INTRODUÇÃO: O mundo do trabalho tornou-se de forma súbita um cenário monstruoso que gera grande sofrimento físico e mental. Diante desse contexto da COVID-19, a enfermagem se faz presente na população mais afetada, exposta ao risco de infecção e dor emocional sensibilizando-os drasticamente. Logo, surgiu a pergunta: Quais os impactos da Pandemia da COVID-19 na saúde mental dos enfermeiros? OBJETIVO: Catalogar os impactos na integridade mental dos profissionais de enfermagem durante o novo coronavírus. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura com abordagem descritiva. Para a pesquisa foram selecionados 07 artigos, e após revisão excluiu-se 03 estudos por não contemplarem o tema escolhido. A amostra final constituiu-se de 04 artigos em português, sendo 01 da Scielo, 02 da BVS e 01 site governamental publicados entre junho e agosto de 2020. RESULTADOS: Esses artigos foram publicados respectivamente nas revistas: Brasil Enfermagem (25%); Cogitare Enfermagem (25%) e Enfermagem em Foco (25%). Somado a isso, utilizou-se dados do Ministério da Saúde (25%). DISCUSSÃO: Segundo o MS até 04 de julho de 2020 foram registrados cerca de 173.440 casos de contaminação do vírus pela equipe da área da saúde. Desse total, 49,2% refere-se a classe da enfermagem, sendo 14,2% enfermeiros. Nessa situação, prevendo a necessidade de suporte psicológico, o COFEN criou uma rede de atendimentos virtuais com especialistas para atender esse público que, durante as consultas, demonstraram medo, ansiedade, estresse, exaustão, depressão e ambivalência por parte da população, altas exigências e condições precárias de trabalho. CONCLUSÃO: Deve-se fornecer suporte psicológico e melhores condições de trabalho para reduzir os impactos causados na saúde mental dos enfermeiros. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: As circunstâncias de trabalho interferem na preservação da saúde mental dos enfermeiros, impactando na sua qualidade de vida e no cuidado prestado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com