Introdução: As exigências físicas e mentais para a execução do trabalho em saúde foram intensificadas durante a pandemia do novo Coronavírus, quando os profissionais mantiveram-se na linha de frente e expostos a diversos riscos ergonômicos. Objetivo: relatar a experiência vivenciada durante o trabalho em uma unidade de terapia intensiva destinada ao tratamento de pacientes com a COVID-19. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, do tipo relato de experiência, realizado em hospital filantrópico em Salvador-Ba. O lócus do estudo foi uma Unidade de terapia intensiva adulto destinada ao atendimento de casos confirmados e suspeitos de COVID-19. Adotou-se como referência metodológica a Análise Ergonômica do Trabalho, sendo realizada observação direta no local de trabalho e a experiência relatada é resultado da percepção do observador sobre o seu próprio trabalho e dos demais colegas enfermeiros. Resultados e discussão: A análise da tarefa do enfermeiro detectou manutenção prolongada de postura em pé, risco de acidentes, principalmente com perfurocortantes e contaminação pelo coronavírus, inadequação no uso e tipo de EPIs disponibilizados, falta de treinamento para as equipes de enfermagem e de apoio, estrutura física inadequada, ambiente sem ventilação e com alta temperatura. Na dimensão psíquica, foi observado uma alta exigência cognitiva com tomada de decisões a todo momento e um elevado grau de atenção sobre a tarefa, com margem de manobra limitada e submissão a jornadas prolongadas. Na dimensão coletiva destaca-se a importância da comunicação e da ajuda mútua entre colegas como estratégia principal de contornar as dificuldades. Conclusão: Propõe-se o estabelecimento de um processo de escuta com o intuito de desenvolver melhorias e intervenções no ambiente ocupacional, sendo imprescindível o acompanhamento contínuo das condições de trabalho e saúde do profissional de enfermagem, que se mostram com inúmeras habilidades gerenciais e assistenciais.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com