Introdução: No atual contexto da saúde, grande parte das intervenções requer cuidados integrativos e complementares, destacando-se a importância das equipes interprofissionais de saúde, permitindo um atendimento holístico e integral do paciente. Objetivo: Descrever a importância da interprofissionalidade no enfrentamento da COVID-19. Método: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão narrativa, realizado em Setembro de 2020, por meio das bases de dados Medline/PubMed, SCOPUS e SciELO, a partir dos descritores “Patient Care Team”, “Interprofessional Education” e “Coronavirus Infections” articulados com o operador booleano AND. Como critério de inclusão, considerou-se os artigos disponíveis na íntegra e que respondessem ao objetivo da pesquisa. Resultados e Discussão: Foram encontrados sete artigos, dos quais dois atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Notou-se que os sistemas integrados de saúde têm como característica formas de ações pautadas nas práticas colaborativas e trabalho em equipe, sendo essenciais no enfrentamento dos desafios da pandemia. A interprofissionalidade contribui para a melhoria da atuação da equipe e na promoção à saúde, visando a melhoria da qualidade no processo de trabalho e na assistência. Nesta perspectiva, a Educação Interprofissional (EIP) na prática colaborativa tem um fator impactante na integração entre os profissionais de saúde como uma maneira de aumentar a comunicação e compartilhamento de conhecimento acerca do cuidado a doença; desenvolvimento da prática clínica; e envolvimento do processo de tomadas de decisões compartilhadas para a melhor produção do cuidado em saúde. Conclusão: A interprofissionalidade ganha destaque ao se considerar sua potencialidade para mudanças frente ao cuidado fragmentado. Contribuições e Implicações para a Enfermagem: O exercício da enfermagem com uma abordagem interprofissional permite a troca de saberes entre as profissões, que dialogam com um objetivo comum que é o cuidado centrado no paciente, dessa maneira, proporcionando uma melhor assistência em saúde.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com