Introdução: As feridas são caracterizadas pela perda da integridade da pele, causado ruptura do tecido. São consideradas crônicas quando ultrapassam 6 semanas para cicatrização e possuem uma doença de base. Diante disso, o projeto de Treinamento Profissional em Enfermagem em feridas auxilia o serviço ambulatorial, favorecendo o cuidado integral ao paciente. Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem no Treinamento Profissional em Enfermagem em Feridas. Método: O presente trabalho trata-se de um relato de experiência referente a participação de discentes de graduação de enfermagem no projeto de treinamento profissional em enfermagem no tratamento de feridas, no Hospital Universitário de Juiz de fora no período de março de 2019 a outubro de 2020. Resultado: Durante a realização do projeto, os alunos realizaram consulta de Enfermagem aos portadores de feridas crônicas, desenvolvendo habilidades e competências como: Aferição dos sinais vitais, avaliação e limpeza da lesão, discussão e execução dos curativos, educação em saúde, previsão e provisão de recursos materiais, construção de procedimentos operacionais padrão e organização dos registros dos pacientes. Discussão e Conclusão: A lesão crônica é um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A enfermagem faz papel imprescindível no cuidado desses pacientes, realizando prevenção e recuperação das lesões. O conhecimento da temática desde a graduação formará profissionais mais capacitados, com um olhar humanizado observando o paciente integralmente. Com a experiência conclui-se que há um conhecimento superficial na graduação, todavia, com a dedicação dos alunos, professores e enfermeiros esse conhecimento foi lapidado, possibilitando adquirir uma gama de aprendizagem fundamental para a formação. Contribuições e implicações para enfermagem: Capacitar o aluno na prática assistencial e gerencial; contribuir para a formação, desenvolvimento de habilidades técnicas, administrativas e interpessoal do aluno.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com