Introdução: O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por atuar no local da ocorrência, especialmente nas residências, por diversas vezes, se deparam com situações de violência conjugal. Objetivo: Identificar o conhecimento dos profissionais do SAMU sobre a violência conjugal. Método: Estudo qualitativo, exploratório, realizado com 18 profissionais do SAMU de um município do interior da Bahia. Dados coletados por meio de entrevista semiestruturada e organizados a luz a Análise de Conteúdo de Bardin. Projeto aprovado pelo CEP n.3.200.210 (CAAE: 08573019.0.0000.5531). Resultado: Os colaboradores tinham idade de 26 a 57 anos e atuavam no serviço há um período médio de três anos. O material empírico permitiu identificar três categorias temáticas sobre o conhecimento dos profissionais acerca da violência conjugal, a saber: É expressa nas formas físicas, moral e psicológica; É causada por ciúmes, traições e envolvimento com drogas; e Acarreta agravos na saúde física e mental das mulheres. Discussão: Apesar das limitações acerca do conhecimento das expressões da violência conjugal, os profissionais revelaram ciência de seus aspectos multifatoriais e as repercussões na saúde das mulheres. Conclusão: Frente a especificidade de, na maioria das vezes, adentrar o espaço de ocorrência da violência conjugal, os resultados sinaliza a necessidade de atividade de educação continuada para no sentido de instrumentar os profissionais sobre as expressões da violência e, consequentemente, potencializar a identificação do agravo e, consequentemente, as abordagem e seguimento a partir de outros serviços da rede. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Por atuar nas unidades de suporte básico e avançado do SAMU, os resultados identificados neste estudo são consubstanciais para futuras intervenções também com os profissionais de enfermagem. Ademais, os resultados são consubstanciais, especialmente, frente a limitação de estudos sobre a violência conjugal neste espaço.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com