As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) podem ser transmitidas para o feto de forma vertical, ou seja, de mãe para filho. Sabe-se que a presença dessas infecções durante a gestação pode chegar até feto através da placenta. O Projeto Placenta é um projeto de pesquisa do Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande. Determina a prevalência dos vírus da Herpes Simples (HSV) e do Papilomavírus Humano (HPV) em amostras de placenta de parturientes e no sangue do cordão umbilical de neonatos. Objetivou-se relatar a experiência da realização de coletas de sangue da placenta e do cordão umbilical de parturientes. Trata-se de um estudo descritivo por meio de um relato de experiência das coletas realizadas no Projeto Placenta. As puérperas que participaram do estudo foram mulheres atendidas no Centro Obstétrico do HU/FURG que concordaram em assinar o termo de consentimento. Geralmente, dois discentes realizavam das coletas, que ocorreram no período dos anos de 2016 e 2017. O grupo acompanhava todo o parto coletando algumas informações sobre o histórico de partos anteriores, IST’s prévias, comorbidades, entre outras. Após o parto, a placenta era entregue para o grupo e eram coletadas duas biópsias, sendo uma do lado materno e outra do lado fetal, bem como o sangue arterial do cordão umbilical. O material era armazenado no laboratório para posteriormente ser realizada a detecção do HSV 1 e 2 e do HPV através da técnica de PCR pelos profissionais do laboratório. Conclui-se que a continuidade de estudos sobre essa temática é necessária, visto que essas infecções são capazes de ultrapassar a placenta e atingir o feto. A enfermagem possui papel importante na orientação da prevenção das IST’s para população.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com