Introdução: Desde dezembro de 2019 o mundo vivencia a pandemia da COVID-19. Dentre as principais medidas para combater o vírus está o uso de máscaras. Acredita-se, que, os graduandos de enfermagem, possuem conhecimento sobre a relevância dessa medida. Logo, é importante que esse conhecimento adquirido durante a sua formação seja aplicado no cenário atual.
Objetivo: Identificar o uso de máscaras entre graduandos de enfermagem durante a pandemia da COVID-19.
Método: Estudo transversal realizado em diferentes regiões do Brasil entre abril e maio de 2020, utilizando formulário online com informações gerais e a Escala de Prática do Uso de Máscara Facial com uma pontuação entre 6 e 30. Os aspectos éticos foram comtemplados.
Resultados: Participaram do estudo 419(100%) graduandos de enfermagem, sendo 371(88,5%) mulheres. Em relação à utilização de máscara em locais públicos para autoproteção 265(63,2%) relataram o uso, e 304(72,6%) informaram utilizá-las nos serviços de saúde. Entretanto, 236(56,3%) nunca utilizam no domicílio quando possuem sintomas gripais. A pontuação geral do uso de máscara foi 19,3 (DP=6,9). Observou-se que quanto maior a idade melhor a adesão a essa prática tanto para a autoproteção quanto para a proteção do outro (p<0,01).
Discussão: Tendo em vista que, no Brasil, essa prática é recente, os achados indicam uma adesão razoável entre os graduandos de enfermagem. Destaca-se ainda que o entendimento prévio sobre a importância do uso de máscara para proteger-se e para proteger o outro, pode justificar o assentimento dos alunos em utilizá-las durante a pandemia.
Conclusão: Os graduandos de enfermagem não aderiram à prática do uso de máscaras em sua totalidade tanto para autoproteção quanto para a proteção do outro e, quanto maior a idade melhor a adesão. Considerando que, serão futuros profissionais de enfermagem a valorização do uso de máscaras trará impactos e benefícios positivos para prática profissional e para a sociedade.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com