No Brasil, os acidentes de trânsito encontram-se como uma das principais eventualidades causadoras de agravos por causas externas. No ano de 2016, o Sistema DATASUS registrou 1.292 mortes de crianças entre 0 e 14 anos por essa etiologia. Entretanto, 90% dos acidentes poderiam ser evitados a partir da divulgação de informações e mudanças de comportamento dos adultos e crianças. Dessa forma, objetivou-se sensibilizar o público infantil a respeito da temática, por meio da interação entre os conhecimentos populares, o lúdico e as experiências vividas pelas crianças. Trata-se de um relato de experiência referente à abordagem educativa sobre segurança no trânsito. A atividade foi desenvolvida na Escola Municipal Adhemar Rezende de Andrade, sendo direcionada às crianças de 6 a 8 anos. Utilizou-se metodologia lúdica e libertadora, a partir da sensibilização da temática e posteriormente, reprodução de recurso audiovisual e inserção do público-alvo em dinâmica, a fim de encenar uma situação de trânsito. Observou-se que as crianças possuíam conhecimentos prévios, como atravessar na faixa de pedestre, porém, mostraram-se esquecer de olhar para os dois lados ao saírem apressadamente da escola, ao mesmo tempo em que correm para atravessar a rua. A interação das crianças com a dinâmica mostrou-se satisfatória e construtiva aos alunos, e, dessa forma, puderam reconhecer seus descuidos. Com a atividade, as crianças observaram os riscos a que estavam expostas. Além disso, percebeu-se uma maior preocupação destas como pedestres, demonstrando a importância da abordagem sobre a temática. A exposição sobre o tema opera de forma a prevenir acidentes de trânsito para com o público infantil. Dessa forma, corrobora com a Enfermagem através da promoção da saúde das crianças, sendo um determinante do processo saúde-doença-cuidado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com