GESTÃO DE RISCOS NA PANDEMIA POR COVID-19: EFEITOS E DESAFIOS

  • Autor
  • Elen Cristiane Gandra
  • Co-autores
  • Michele Fabiana da Silva
  • Resumo
  •  

    Introdução: Para o enfrentamento da atual pandemia por Covid-19 exige imensa responsabilidade e atuação da Saúde Pública para a redução dos riscos e impactos relacionados a esse desastre global. Chama atenção para o fortalecimento das capacidades de vigilância em saúde, atenção e cuidados à saúde em seus diferentes níveis de atuação. Destaca-se a importância da articulação entre níveis de governo e setores envolvidos, a sociedade civil e as autoridades locais, gestores, serviços e profissionais de saúde, a fim de que a atuação conjunta produza soluções para superação da COVID-19. Objetivo: Compreender os efeitos e desafios da gestão de riscos frente a pandemia por COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa nas bases de dados SCIELO, LILACS, e BDENF. Resultados: A COVID-19 traz novos cenários de riscos pelo vírus e agrava a situação de saúde já existente, comprometendo a resposta do setor saúde aos riscos cotidianos. Os efeitos não se limitam aos impactos imediatos e localizados, mas exigem considerar os de maior duração e ampliados. Torna-se fundamental considerar os processos de reabilitação, recuperação e reconstrução das condições de vida e saúde. Requer a combinação da gestão de riscos deste desastre (redução da exposição/redução das vulnerabilidades sociais/fortalecimento das capacidades de respostas para a vigilância e a atenção em saúde) e a governança para enfrentamento da pandemia. Para além de uma gestão reativa e corretiva dos riscos atuais é necessária uma gestão prospectiva de problemas futuros. Conclusão: A gestão de riscos e governança são necessárias para o enfrentamento desta Pandemia, considerando os aspectos de respostas de diferentes realidades sociais e sanitárias. Contribuições e implicações para a Enfermagem: A enfermagem inserida em diferentes setores na sociedade civil, tem papel de fortalecer as capacidades de preparação, prontidão e respostas no Sistema Único de Saúde (SUS) frente às emergências em saúde pública.

  • Palavras-chave
  • Gestão de riscos, Covid-19, Enfermagem
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Gestão
Voltar

O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.

O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.

O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.

  • Saúde Coletiva; Saúde da Criança e do adolescente; Saúde do Adulto (Saúde do homem e Saúde da Mulher; Saúde do Idoso; Urgências e Emergências)
  • Gestão
  • Ensino e pesquisa

Comissão Cientifica

Alanna Gomes da Silva

Aline de Barros Coelho

Amanda Rodrigues Garcia Palhoni

Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá

Angela Maria Drumond Lage

Anita de Oliveira Silva

Barbara Maximino Resende

Christiana Vargas Ribeiro

Clarissa Coelho Vieira Guimarães

Claudia Maria de Mattos Penna

Daniela de Souza Ferreira

Eliseu da Costa Campos

Gabriela Luize Guimarães Sanches

Giuliana Fernandes e Silva

Karla Rona da Silva

Keila do Carmo Neves

Laydson Adrian Araujo

Laís Santos de Magalhães Cardoso

Lorena Roseli rios Durães

Luiz Alberto de Freitas Felipe

Luís Antônio Batista Tonaco

Láyza Lourenço Machado Braga Quintão

Marco Aurélio de Sousa

Marina Dayrell de Oliveira Lima

Mayara Santos Mendes

Neiva Aparecida Marques Diamantino

Pedro Paulo Corrêa Santana

Rafael Aquino

Rebeca dos Santos Duarte Rosa

Regina Cavalcante Agonigi

Shirlei Moreira da Costa Faria

Thales Philipe Rodrigues da Silva

Thiago Frederico Diniz

Vinicius dos Reis Silva

Wanderson Alves Ribeiro

 

 

 

congressomineirodeenfermagem@gmail.com