Introdução: Na atual pandemia da Covid-19 e no âmbito dos serviços de saúde, os profissionais da enfermagem brasileira e internacional são diariamente desafiados no atendimento aos pacientes acometidos ou com suspeita da doença. Nesse aspecto, chama atenção aos fatores de risco que esses profissionais estão expostos, pois atua diretamente com os pacientes e suas enfermidades, bem como com os equipamentos que os auxiliam no cuidado. Objetivo: Compreender os fatores de riscos relacionados a contaminação de profissionais de enfermagem pelo coronavírus. Método: Trata-se de uma revisão bibliográfica a partir de pesquisa nas bases de dados SCIELO, LILACS, e BDENF - Enfermagem via portal BVS. Resultados: Os fatores de riscos para infecção de profissionais de enfermagem pelo coronavírus estão relacionados ao contato próximo e desprotegido com secreções ou excreções de pacientes infectados; a superlotação das unidades de saúde, a falta de leitos para internação e de equipamentos para cuidados; a exposição frequente e prolongada a pacientes potencialmente contaminados, a intensificação da jornada e a maior complexidade das tarefas de trabalho, com redução das pausas e descanso; escassez de equipamentos de proteção individual (EPI) e o não treinamento adequado para o uso correto e consistente dos mesmos; a insegurança vivenciada pelas constantes mudanças de fluxos de atendimento e protocolos institucionais. Conclusão: Profissionais de enfermagem estão frente a um recente agravo epidemiológico e impactos a saúde desses profissionais tem sido descrito. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Alerta-se frente a esta pandemia, a necessidade dos serviços de saúde disporem de mecanismos e estratégias para adequarem as rotinas de trabalho dos profissionais de saúde, a fim de evitar a sobrecarga de trabalho e o esgotamento físico e psíquico dos profissionais atuantes na chamada linha de frente.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com