Introdução: A doença de Alzheimer (DA) é causada por morte de células cerebrais afetando principalmente idosos acima de 52 anos. Classificada como demência, acarreta prejuízos na realização de atividades da vida diária. O cuidador enfrenta sobrecargas físicas, emocionais e financeiras. O Enfermeiro deve assistir aos idosos e familiares para melhorar a qualidade de vida de ambos. Objetivo: Identificar os impactos do Alzheimer na vida do paciente e cuidadores, apontando os principais diagnósticos e intervenções de Enfermagem a estes. Método: Revisão sistemática da leitura. Realizados buscas nas bases de dados LILACS, SCIELO utilizando os descritores do DeCS: ‘Cuidados de Enfermagem’; ‘Alzheimer’ e ‘Diagnósticos de Enfermagem’. 13 artigos fizeram parte da amostra final. Discussão e Conclusão: O alzheimático apresenta memória prejudicada, confusão de tempo e espaço, afetando o autocuidado tornando-os dependentes dos familiares/cuidadores. A irritabilidade e repetição de assuntos exigem do cuidador comportamentos específicos para lidar com este. O diagnóstico é de difícil aceitação gerando tristeza, impotência e medo nos cuidadores. O Enfermeiro necessita conhecer o repertório de vida do paciente e do cuidador para intervir de forma efetiva. Os diagnósticos de Enfermagem identificados no NANDA ao paciente: memória prejudicada, comunicação verbal prejudicada, confusão; quanto aos cuidadores: fadiga, conhecimento deficiente, sobrecarga de estresse. As intervenções para o paciente do NIC são: aplicar técnicas para redirecionamento da memória, planejar outros métodos de comunicação, manter interações frequentes; aos cuidadores: avaliar os fatores psicológicos que podem afetar o nível de fadiga, auxiliar o cliente na utilização das informações disponíveis, avaliar respostas emocionais e mecanismos de enfrentamento. Considerações e implicações para a Enfermagem: O Enfermeiro deve ter sua atuação norteada pelo conhecimento científico e próprio da profissão para exercer seu papel no cuidado aos pacientes, de forma autônoma, promovendo dessa forma um cuidado integral.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com