INTRODUÇÃO: A osteoartrose é a forma mais comum de artrite e artrose. Piora progressivamente com o tempo, e não existe cura. Tratamentos podem retardar a progressão da doença, aliviar a dor e melhorar a função articular. Para a Medicina Tradicional Chinesa, a artrose se dá devido à invasão de fatores patogênicos e, consequentemente, bloqueio do Qi (energia) e Xue (sangue) nos canais energéticos, umidade calor ou umidade frio nas articulações e déficit da energia Yin do Rim. OBJETIVOS: Mostrar atuação do enfermeiro na redução do quadro álgico e melhoria da qualidade de vida do paciente através da acupuntura. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso de uma jovem de 25 anos, com histórico de espinha bífida congênita corrigida cirurgicamente, apresentando escoliose e diagnóstico de artrite reumatoide, artrose, fibromialgia, lombalgia, com queixa de dor em todas as articulações, sobretudo no joelho esquerdo. Após avaliação, foi realizado diagnóstico do desequilíbrio energético. Realizaram-se 7 sessões de acupuntura. Na primeira sessão, aplicaram-se os pontos: TA5 + VB41; ID3 + B62, acrescidos de E34, Bp3, Bp39, VB34, B11, B18, B23, R3; na terceira sessão, acrescentou VG14; na quarta, P7; na quinta, retirou este e incluiu o IG4 e Yintang, duração de 20 minutos. RESULTADOS: Já ao final da primeira sessão, a paciente relatou melhora da disposição, alívio total da dor. A duração dessa melhora foi de sete dias, após isso apresentava dor leve, que piorava a partir do 15º dia. Houve melhora no sono, da disposição, da emoção, do quadro de cólica menstruação, regularizou o intestino, melhorou ingesta alimentar e hídrica. CONCLUSÃO: Observou-se a eficácia da acupuntura sistêmica no quadro sintomático da artrite e artrose, mas seriam necessárias outras sessões para acompanhar a evolução da doença. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A acupuntura é um campo de atuação para o enfermeiro, devendo ser melhor disseminado.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com