INTRODUÇÃO: Foliculite caracteriza pequeno eritema, às vezes pruriginosas, papulares com pústula central, causada por bactéria gram-positiva ou por invasão de fungos e vírus. Os locais mais comuns são nádegas, quadris, axila e couro cabeludo. Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, as principais causas para o aparecimento de problemas de pele são o "calor" e a humidade". São causadores de "calor interno": excesso de trabalho, emoções perturbadas, alimentação incorreta, alterações hormonais. Presença de "humidade": pode indicar que o organismo não está eliminando as toxinas do sangue e sistema linfático, comprometendo a desintoxicação do organismo. Após o agulhamento dos pontos, ocorre uma reação química local e de estimulação cerebral nos níveis segmentares influenciando o sistema imunológico. A acupuntura atua como anti-inflamatória, analgésica e potencialmente imunológica. OBJETIVO: Relatar a melhora da lesão da pele relacionada a foliculite no couro cabeludo, usando técnicas de acupuntura. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo de caso de um homem de 32 anos, com foliculite recorrente em couro cabeludo, apresentando lesões com hiperemia, calor, dor e secreção. Utilizou-se pontos no local da lesão, com a técnica de “cercar o Dragão”, em dois dias consecutivos, associada a pasta de alho e moxa bastão local, além de sangria do ápice da orelha, moxa e agulha no B40 bilateral e no IG3, além dos pontos: YINTANG, VG20, Bp6, F3, E36. RESULTADOS: Houve exsudato amarelado espontâneo durante o procedimento. Dois dias após, já se observou melhoras da lesão, com diminuição do processo inflamatório, regressão da circunferência e da tumefação. No terceiro dia, ausência de exsudato. A partir do quinto dia, havia início do processo de cicatrização tecidual, durando em torno de uma semana. CONCLUSÃO: Técnicas de acupuntura foram eficazes no tratamento de lesão associadas a foliculite. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: A acupuntura é um campo de atuação para o enfermeiro, devendo ser difundido.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com