Introdução: A Enfermagem corresponde ao maior percentual de trabalhadores em saúde no Brasil, com assistência ininterrupta ao paciente. Entretanto, deve-se considerar que há fatores no trabalho da Enfermagem, que podem direta ou indiretamente impactar a assistência ao cliente. Objetivos: Identificar os fatores estressantes ao trabalho de Enfermagem, consequências na assistência e estratégias para a saúde do trabalhador. Método: Revisão sistemática da literatura. Realizada busca nas bases de dados SCIELO, BDENF e LILACS. Critérios de exclusão: texto completo indisponível; publicações fora da temática; duplicados; fotocópias; 15 artigos constituíram a amostra final. Discussão e Conclusão: A fragmentação e descontinuidade da assistência, falhas na passagem de plantão, ruídos na comunicação, déficit de profissionais, longa jornada de trabalho, rotatividade de profissionais, dificuldades na distribuição das atividades, insatisfação profissional e salarial, risco de acidentes e demanda excessiva de trabalho interferem na motivação profissional e realização do cuidado integral. Consequentemente há aumento na ocorrência de eventos adversos durante a assistência, uma vez que o profissional desmotivado está mais propenso a desumanizar o cuidado, cometer erros, dedicar menor tempo para atender as demandas do paciente, não comunicar a equipe sobre as necessidades do paciente ou acatar as orientações de superiores. Neste contexto, os artigos enfatizam a necessidade de gestores avaliarem continuamente as condições trabalhistas a fim de compreender as dificuldades assistenciais. Ações do Enfermeiro que abordem o encontro da motivação para o exercício profissional e identificação de estratégias de coping para a equipe. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O acompanhamento de Enfermeiros gestores no processo assistencial pode permitir que intervenções para a redução dos fatores estressantes do trabalho de Enfermagem sejam realizadas. Ressaltamos a importância da comunicação entre os profissionais para identificação de estratégias para melhoria do ambiente de trabalho.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com