Introdução: Diante do atual cenário de pandemia, relacionado ao novo coronavírus, a amamentação tornou-se um importante desafio para o binômio e a enfermagem, visto que a genitora deve atentar-se as devidas orientações, evitando a contaminação. Objetivo: Descrever as orientações relacionadas à amamentação em tempos de pandemia, de acordo com a literatura. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa realizada nas bases de dados LILACS e PUBMED, por meio dos descritores “Aleitamento Materno” e “Infecções por Coronavirus”, “Leite Humano” e os MeSH “Coronavirus Infections”, “Breast Feeding” e “Milk, Human”, ligados aos operadores booleanos pelo “and”. Os critérios de inclusão foram: artigos disponíveis da íntegra, online, gratuitos, nas línguas português, inglês e espanhol. E como critérios de exclusão: artigos repetidos nas bases de dados, e que não abordassem a temática, sendo totalizado 12 estudos. Resultados e Discussão: Países como a China, recomenda a interrupção do AM devido ao seu potencial risco de infecção, no entanto, a OMS se opõe a esta medida, devendo partir da decisão familiar, e orienta ainda, medidas de prevenção a fim de evitar a disseminação do vírus, como: uso de máscara, higiene das mãos e seios antes e após cada mamada. Literaturas afirmam que o uso do leite expresso é vantajoso em decorrência de menor risco de infecção. Conclusão: Constata-se que não há evidências científicas que comprovem a transmissibilidade do vírus através do leite humano. As publicações apontam que medidas de prevenção são as estratégias ideais para evitar a propagação e proteger o neonato. Contribuições e implicações para a enfermagem: Atenção ao uso de máscara e lavagem das mãos às mães lactantes e respeito ao direito em decidir amamentar. Foi possível analisar também, que o momento exige um olhar e escuta ativos, incentivando o vínculo do binômio.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com