INTRODUÇÃO: O contexto da pandemia COVID-19 trouxe aos discentes novos desafios para continuação da jornada acadêmica. As ferramentas apresentadas pela tecnologia como: computadores, celulares e conexões digitais são indispensáveis para que o material de aula seja acessível, remotamente, e motivo de dificuldade para alguns alunos. OBJETIVO: Relatar a experiência de discentes de enfermagem em aulas virtuais. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência, de natureza descritiva, realizado através da vivência de estudantes do 4° ao 8° semestre de enfermagem, de março a setembro de 2020, nas aulas virtuais de uma universidade particular do estado da Bahia. RESULTADOS: Devido ao Decreto Municipal e do MEC para suspensão das aulas presenciais, as aulas teóricas passaram a ser ministradas através da plataforma digital, denominada blackboard, onde gerenciam videoconferências, e o aluno tem acesso através da plataforma virtual da universidade. Essa inovação, possibilita interação através de mecanismos de áudio, vídeos e bate-papo, e posteriormente, as aulas são gravadas e disponibilizadas para um novo acesso e validação de frequência. Esse novo processo levou os estudantes a novas rotinas e descobertas para seu aprendizado: aprender a aprender. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: Apesar das aulas virtuais terem inicio imediato com infraestrutura prévia da universidade, as aulas presenciais permanecem suspensas, o que preocupa estudantes de saúde quanto ao aprendizado prático, às aulas em laboratórios, estágios, gerando ansiedade, quanto ao tempo de permanência na graduação e expectativa desse retorno. Dificuldades como falta de concentração ou falha de conexão da internet, ambientes domiciliares por vezes inadequados tem prejudicado a absorção do conteúdo de maneira significativa. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Entendendo ser essa opção demandada por força maior à pandemia COVID-19 e no Estado de exceção que enfrentamos, aguardarmos o mais breve possível o retorno às práticas para evitar possível déficit no aprendizado, implicando diretamente na sua experiência acadêmica e profissional.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com