INTRODUÇÃO: O Ministério da Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo nos 6 meses iniciais de vida devido aos benefícios que são proporcionados, todavia, devido a pandemia da Covid-19 é necessário reavaliar esta exortação para as lactantes afetadas. OBJETIVO: Averiguar as recomendações ao aleitamento materno para mulheres acometidas pela Covid-19. MÉTODO: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nas bases de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO) e US National Library of Medicine National Institutes of Health (PUBMED), utilizando os Descritores em Ciências da Saúde: “Aleitamento Materno” e “Infecções por coronavírus” e os Medical Subject Headings (MeSH): “Breastfeeding” e “Coronavirus Infections”. Critérios de inclusão: disponíveis na íntegra, entre fevereiro e junho de 2020, em português, inglês, espanhol e online. Critérios de exclusão: artigos repetidos. RESULTADOS: Foram selecionados 9 estudos, que concordaram com a não detecção da carga viral no leite materno, todavia levantaram algumas ressalvas recomendadas no momento da amamentação como a utilização de máscaras, higienização das mãos. Ocorrendo administração de medicamento para a mãe, recomenda-se recorrer ao banco de leite. Deve-se considerar a separação do binômio mãe-filho até que a mãe não represente mais risco. DISCUSSÃO E CONCLUSÃO: As evidências convergem para a não transmissão do Sars-CoV-2 via leite materno, dessa forma a prática da amamentação é viável desde que contemple as medidas protetivas da transmissão por contato e gotículas. Cabe, também, a Equipe de Enfermagem (EE) elaborar um plano de amamentação a partir da avaliação do binômio mãe-bebê visando traçar o manejo adequado dessa prática. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O aleitamento materno é recomendado pela EE, que trabalha também na desmistificação dessa prática. Neste sentido, este estudo contribui para incentivar a amamentação em casos de mães acometidas pelo Sars-CoV-2 e evitar que essa situação seja mais um mito.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com