INTRODUÇÃO: A sífilis é uma doença infectocontagiosa sistêmica de evolução crônica em nível global, causada pela bactéria Treponema Pallidum, sendo uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST`s) que acomete homens e mulheres, em sua maioria nas formas primária e secundária. O modo de transmissão acontece, principalmente, pela via sexual (adquirida) e verticalmente (congênita), outras formas de transmissão são denominadas como atípicas, exemplo, a transfusão sanguínea, contatos com materiais perfurocortantes contaminados. A sífilis é um problema de saúde pública, sobretudo, durante a gestação podendo ocasionar à sífilis congênita. OBJETIVO: Analisar a incidência da sífilis em gestantes no estado de Mato Grosso. METODOLOGIA: Trata-se um estudo epidemiológico observacional, coletados através de dados secundários sobre sífilis em gestantes, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS). Para a análise de incidência e perfil das gestantes, foram utilizadas: taxa de detecção (1.000/nascidos vivos), faixa etária, raça/cor e escolaridade nos anos de 2015-2019. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram diagnosticados e notificados 2.434 casos de sífilis em gestantes no Mato Grosso, apresentando uma taxa de detecção de 5,9 em 2015, indicador ascendente entre os anos seguintes e um pico em 2018, com 13,7. Quanto a análise do perfil das gestantes, há uma prevalência na faixa etária de 20-29 anos [56% (n=1.365)], raça/cor parda [65,6% (n=1.597)], e por fim escolaridade, Ensino Médio Completo [21,7% (n= 528)] nos anos analisados. CONCLUSÃO: Evidencia-se uma crescente ocorrência nos casos com números alarmantes. Portanto, é imprescindível políticas pública em saúde para a qualificação e capacitação da equipe multidisciplinar nas unidades de saúde, garantindo um serviço de qualidade e educação em saúde pautada em informação e orientação. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Acolhimento das gestantes nas consultas de pré-natal, com ênfase na prevenção, detecção e tratamento da sífilis, para diminuir a vulnerabilidade e promover uma assistência adequada à saúde da mulher.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com