Introdução: A quantidade de atividades de ensino a distância tem crescido de forma exponencial1. Mudanças são exigidas nas instituições de ensino devido ao isolamento e distanciamento social. A principal crítica ao formato online de educação, sobretudo nos cursos da área da saúde é o afastamento do contato humano que leva ao contínuo aperfeiçoamento das técnicas de assistência, comprometendo o aprendizado em uma etapa formativa fundamental no percurso acadêmico consequentemente, refletindo-se negativamente em sua atuação profissional.
Objetivo: Analisar a repercussão decorrente da mudança de metodologia de ensino para alunos de graduação em enfermagem, devido à pandemia de COVID-19.
Método: Pesquisa exploratória com aplicação de questionário online para alunos de graduação em Enfermagem de uma faculdade particular do município de Itabira-MG, baseando-se no método indutivo com análise quali-quantitativa.
Resultados: Resultados preliminares revelam a preferência dos alunos pelo ensino presencial (95,2% do total de participantes da pesquisa). 81% dos entrevistados classificam como ruim o ensino a distância, enquanto 85,7% consideram regular o seu aprendizado durante a pandemia e atribuem o baixo desempenho ao ensino online. Quanto a substituição de aulas práticas em laboratório por outras metodologias ativas de ensino tais como PBL, a maioria dos entrevistados (90,5%) não concorda com a substituição.
Discussão e conclusão: Demonstrou-se a insatisfação dos alunos perante a substituição de aulas presenciais por online, o que, infelizmente, influencia negativamente no aprendizado e formação profissional. As instituições de ensino superior devem repensar o modelo do aprendizado das disciplinas que foram ofertadas online, durante a pandemia.
Contribuições e implicações para a enfermagem: Através dos resultados da pesquisa, reafirmou-se o argumento de muitos pesquisadores e conselhos de classe acerca da necessidade das atividades de ensino na graduação em Enfermagem deem-se integralmente na modalidade presencial assegurando a qualidade do ensino-aprendizagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com