Enfermeiros de oncologia enfrentam desafios na prática clínica, experimentando incertezas e dilemas acompanhados de preocupações éticas críticas, como considerações sobre qualidade de vida e discordâncias no final da vida. Uma compreensão aprofundada dos conflitos no cuidado da criança com câncer e sua família pode ajudar enfermeiros na assistência, ao reconhecer potenciais desgastes à saúde dos profissionais de enfermagem. O objetivo desse estudo foi explorar os conflitos éticos e morais na prática de oncologia pediátrica na perspectiva de profissionais de enfermagem e a sua relação com o cuidado em final de vida. Foi uma pesquisa qualitativa, desenvolvida em hospital oncológico pediátrico. Análise temática foi conduzida com entrevistas semiestruturadas de dez profissionais de enfermagem. Foi obtido parecer favorável do Comitê de Ética em Pesquisa. A análise de dados permitiu a identificação de três categorias: (1) Vivenciando conflitos éticos e morais na prática profissional, que descreve múltiplos conflitos percebidos pelos profissionais na prática, com ênfase nos dilemas relacionados ao sofrimento no cuidado de crianças em final de vida; (2) Desenvolvendo a resiliência moral, que representa o impacto positivo na vida pessoal e profissional, vivenciados como consequência dos constantes conflitos no trabalho; e (3) Buscando estratégias para lidar com os conflitos, que descreve o mecanismo pelo qual os profissionais enfrentam tais conflitos no dia a dia. Este estudo contribui com os profissionais de enfermagem ao permitir identificar estratégias para o enfrentamento e resolução de conflitos éticos e morais, além do desenvolvimento da resiliência moral contrapondo os conflitos vivenciados pela enfermagem. Acredita-se que, com esses dados, seja possível atenuar danos aos profissionais e ao paciente pediátrico e sua família, já afetados pelo sofrimento da doença, por permitir melhor compreensão dos conflitos na prática clínica da oncologia pediátrica.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com