Introdução: O acolhimento é um dispositivo que viabiliza a identificação das prioridades para o atendimento de acordo com a necessidade das pacientes. A finalidade é classificar as gestantes de acordo com a gravidade e quadro clínico apresentado visando priorizar os atendimentos de maior urgência de acordo com critérios pré-estabelecidos. Objetivo: Identificar os aspectos que interferem na qualidade do atendimento no acolhimento com classificação de risco prestado à gestante. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa, realizada em 2020, no Portal regional da Biblioteca Virtual de Saúde, bases de dados: (Lilacs) e (BDENF), a partir dos Descritores em Ciências da Saúde “classificação, maternidades e acolhimento”; critérios de inclusão: recorte temporal de 2009 a 2019, Português, íntegra, assunto enfermagem obstétrica e gravidez. Critérios de exclusão: artigos em duplicata, de revisão, tese, dissertações, carta ao leitor. Resultados: 5 artigos foram selecionados. Identificou-se o quantitativo inadequado de recursos humanos, estrutura física, quantidade inadequada de equipamentos e leitos, material informativo ausente, baixa resolutividade da ABS, desconhecimento do programa pelas usuárias, aumento do tempo de espera, duração do atendimento e preenchimento incompleto do prontuário como pontos que interferem na qualidade prestada nesses serviços. Discussão: A partir dos resultados encontrados foram identificados entraves que interferem no funcionamento do ACCR implicando diretamente no processo assistencial oferecido pela unidade. Os resultados sugerem diferentes pontos que impossibilitam à organização do setor na resolubilidade dos cuidados nas emergências obstétricas. Conclusão: O estudo evidencia a necessidade de maior investimento estrutural e existência de espaços acolhedores para uma melhoria da resolubilidade dos cuidados nas emergências obstétricas. Contribuições e implicações para a enfermagem: Este estudo revelam informações relevantes sobre o funcionamento e dificuldades encontradas no processo assistencial do setor do acolhimento e classificação de risco nas emergências obstétricas.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com