Introdução: Os medicamentos são substâncias farmacológicas utilizadas com o intuito de melhorar a qualidade de vida, contribuindo para prevenir, curar e aliviar os sintomas de determinadas doenças. É essencial que seja utilizado de forma correta e segura, afim de alcançar seu real objetivo e não causar danos à saúde. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo buscar através da literatura formas de sensibilizar a população quanto aos malefícios trazidos pela automedicação. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, baseada nos dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e desenvolvida a partir de artigos científicos publicados entre os anos de 2015 e 2020 com os seguintes descritores: “Automedicação”, “Uso irracional de Medicamentos”, e “Educação em saúde”. Resultados: Foram encontrados 15 artigos científicos, sendo separados em duas categorias temáticas: Perigos da automedicação em diferentes faixas etárias e Conscientização da população no uso irracional de medicamentos. Conclusão: No Brasil e no mundo, o consumo de medicamentos por conta própria tem crescido significativamente. Este comportamento pode causar efeitos imprevisíveis e irreversíveis no organismo. Aponta-se como causa a falta de um atendimento eficiente nos serviços de saúde e as diversas propagandas de medicamentos que são comercializados de forma livre, sem prescrição médica. Com isso, pode-se perceber que sem a conscientização da população sobre o assunto, essa prática não irá diminuir. É fundamental que sejam criadas medidas de educação em saúde que contribuam para alertar sobre os efeitos trazidos pela automedicação. Contribuições e Implicações para enfermagem: O enfermeiro, assim como outros profissionais da saúde, deve agir com orientações e, até mesmo, promover palestras educativas para a população, sendo assim, um preceptor para a melhoria da qualidade de vida populacional. Descritores: Automedicação; Uso irracional de Medicamentos; Educação em Saúde;
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com