Objetivo: O estudo objetivou discutir sobre a importância dos cuidados de enfermagem para redução das vulnerabilidades da pessoa com deficiência em tempos de COVID-19. Método: Trata-se de uma revisão narrativa acerca das políticas públicas, e direitos da pessoa com deficiência. Resultados: Em decorrência da pandemia da Covid-19, as desigualdades sociais vivenciadas pelas pessoas com deficiência vêm se intensificando no que diz respeito ao acesso à educação, saúde, renda, e participação de suas comunidades, nos levando a refletir sobre a importância dos cuidados de enfermagem e a preservação dos direitos dessas pessoas. A enfermagem possui um importante papel para diminuir essas vulnerabilidades, como a falta de informação sobre a prevenção da doença, as orientações para higienização que são feitas a partir do ideário de “corpos normais”, sem mencionar os corpos das pessoas com deficiência, suas próteses, órteses, cadeira de rodas, a maior chance de perder o emprego, menor acesso aos benefícios de renda, maior risco de exposição devido a necessidade de contato direto com outras pessoas para auxílio nas atividades de vida e a falha na comunicação. Conclusão: Faz-se necessário que o Estado e os profissionais da saúde assegurem acessibilidade nas campanhas sobre a pandemia, garantindo os direitos da pessoa com deficiência em emergências. Contribuições e implicações para a enfermagem: Apesar dos avanços tecnológicos, a enfermagem ainda está despreparada para atender grupos vulneráveis, é necessário que essa categoria profissional participe ativamente de capacitações e educação permanente, principalmente por serem os principais responsáveis pela educação em saúde, e precisam reconhecer as questões individuais relacionadas ao risco e vulnerabilidade social. É necessário que a enfermagem caminhe no cotidiano da produção científica e do controle social para que possam assegurar seus cuidados com qualidade, bem como garantir os direitos das pessoas com deficiência.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com