Introdução: A Estratégia de Saúde da Família objetiva melhorar a qualidade de vida da população brasileira, promovendo saúde e prevenindo doenças, utilizando-se também de ações educativas intermediadas por profissionais da saúde na comunidade. Objetivos: Relatar a experiência de membros de uma liga acadêmica, acerca das atividades de educação em saúde desenvolvidas em uma Estratégia de Saúde da Família. Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, desenvolvido por discentes de enfermagem, membros da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva de Ceres (LISACC) a partir da realização de ações educativas executadas no período de agosto a novembro de 2019, em uma Unidade Básica de Saúde, situada em Ceres, Goiás. Resultados: As atividades foram desenvolvidas e executadas pelos ligantes, sob supervisão do coordenador, seguindo o formato de palestras e rodas de conversa. Os temas foram trabalhados em harmonia com as mobilizações nacionais como Setembro Amarelo que tem como objetivo principal o combate ao suicídio, Outubro Rosa que visa a prevenção do câncer de mama e de colo do útero e o Novembro Azul que tem o intuito a proteção contra o câncer de próstata. Os resultados obtidos foram satisfatórios, uma vez que, a participação da população foi bem ativa. Discussão e conclusão: Essas práticas são essenciais para o Sistema Unico de Saúde, pois além de promover conhecimento mútuo entre os profissionais e a população, é responsável por fortalecer vínculos entre os envolvidos. Contribuições e implicações para a enfermagem: A equipe de enfermagem deve estar comprometida com as ações de promoção a saúde, visto que, essa prática tem sido uma das principais estratégias do Sistema Único de Saúde para incentivar a população saudável a inserir esses conhecimentos em seu cotidiano, prevenindo a ocorrência de possíveis agravos.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com