Introdução: É evidente que a população idosa se classifica como fator de risco em relação a infecção pelo Sars-Cov-2, devido comorbidades predisponentes a um acometimento grave. Assim, as Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI) apresentam grandes vulnerabilidades por acomodar um grupo com alta morbimortalidade. Objetivo: Descrever os impactos da pandemia da COVID-19 em idosos institucionalizados. Método: Uma revisão integrativa realizada na base de dados da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos da América - PUBMED, durante o mês de agosto de 2020. Para a busca utilizou-se os descritores baseados no Mesh, montando a estratégia de busca: Geriatric Health Services OR Health Services for the Aged AND Homes for the Aged OR nursing homes AND Covid-19. Os critérios de inclusão foram: Artigos completos disponíveis, idioma inglês, ano de publicação entre 2015 a 2020, sendo excluídas teses, dissertações e revisões de literatura. Resultado: Foram encontrados 214 artigos abordando a temática, restando 138 com critérios de inclusão, sendo selecionados 7 ao final. Nestes, constatou-se que nos países europeus, as ILPI representam 37-66% dos óbitos por COVID-19. Dentre as problemáticas causadas pela pandemia, encontram-se a falta de funcionários e rotatividade deles em outras instituições de risco, assim como o despreparo das equipes, escassez de EPIs e o rígido isolamento, que desencadearam graves consequências aos residentes. Discussão: Nota-se falhas de solução e prevenção da disseminação nesses locais, principalmente a consciência individual. Ademais, as medidas de isolamento têm trazido graves consequências aos residentes, como questões psicológicas desencadeadas pelo afastamento de quem os visita. Conclusão: As ILPI apresentam carência de maiores investimentos em funcionários, suprimentos e capacitação das equipes para controle de infecção, assim como atenção à saúde mental dos residentes. Contribuições e implicações para a enfermagem: O estudo contribui positivamente a enfermagem nessas instituições, a fim de propor um olhar mais holístico aos residentes.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com