APOIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO COMBATE DA COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Introdução: A pandemia da COVID-19 trouxe diversos desafios para o sistema de saúde do Brasil. Nesse cenário, a Universidade Federal da Bahia campus Anísio Teixeira integrada ao Observatório de Saúde Urbana de Vitória da Conquista têm atuado através de ações extensionistas no enfrentamento do novo coronavírus. Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e financiamento do Hospital Israelita Albert Einstein, iniciou-se o telerrastreio para identificação de síndromes gripais suspeitas de COVID-19. Objetivo: Relatar a experiência de telerrastreio na investigação de pacientes com sintomas suspeitos para a COVID-19. Método: Os estudantes vinculados ao projeto recebem listas dos pacientes pertencentes ao grupo de risco das Unidades de Saúde da Família (USF) e, através de contato telefônico aplicam um questionário para rastrear possíveis sinais e sintomas de COVID-19. Esses dados são registrados em uma plataforma digital vinculada à SMS, e em casos de suspeita, o sistema classifica como síndrome gripal leve, moderada ou grave e sinaliza à unidade de saúde responsável quanto a necessidade de monitoramento e acompanhamento de evoluções clínicas associadas à doença. Resultados: Durante a execução foram identificadas dificuldades com cadastros desatualizados e recusa de participação de alguns pacientes. Contudo, a experiência de telerrastreio tem proporcionado a identificação de casos suspeitos de síndromes gripais que posteriormente podem ser confirmados para COVID-19. Discussão e conclusões: A atividade do telerrastreio colabora como etapa inicial de teleatendimento e ressalta o trabalho do projeto de extensão como contribuinte da USF no monitoramento de pacientes. Contribuições e implicações para a Enfermagem: O cenário pandêmico acentua a importância do papel da enfermagem no contexto da Atenção Primária à Saúde na realização da prevenção, vigilância e assistência à saúde, e no fortalecimento do sistema de saúde.
Descritores: Atenção Primária à Saúde, Infecções por Coronavirus, Pandemias
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com