INTRODUÇÃO: A diabetes gestacional é caracterizada por ser uma patologia ocasionada por um distúrbio metabólico, que acontece quando alguns dos hormônios da gravidez interfere na utilização da insulina. OBJETIVO: Identificar quais são as complicações no recém-nascido em decorrência da diabetes gestacional. METODOLOGIA: Revisão integrativa, realizada na Biblioteca Virtual de Saúde por meio dos Descritores em Ciência da Saúde: “Complicações do Diabetes”, “Diabetes Gestacional” e “Recém-nascido”. Foram publicados 13 artigos publicados em português entre 2010 a 2020, nas bases de dados MEDLINE, LILACS e BDENF dos quais 12 artigos foram selecionados pois abordavam o tema alvo desse trabalho. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Percebe-se que na maioria das vezes não há o diagnóstico precoce da Diabetes Gestacional durante o pré-natal, o resulta em complicações neonatais como, baixo peso devido a prematuridade ou o aumento do peso pela grande quantidade de glicose que recebe, deficiência de vitamina e hipoglicemia neonatal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Demonstra-se portanto que a gestante com Diabetes deve ter um acompanhamento e tratamento adequado e eficaz para a redução dessas complicações, assim, garantindo uma evolução saudável do recém-nascido e deve informar sobre os fatores de riscos. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: A enfermagem oferta acolhimento da triagem ao parto, a fim de garantir assistência para a gestante e o bebê, resultando na diminuição das complicações neonatais. De modo que, o repasse das informações deve ser claras e objetivas para facilitar o convívio destas nas condições que se encontram, enfatizando a importância de um plano alimentar e controle glicêmicos e promovendo um cuidado congruente de acordo com a realidade e cultura destas gestantes.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com