INTRODUÇÃO: O envelhecimento populacional tem aumentado a cada ano. Durante esse processo, a espiritualidade tem sido fundamental no enfrentamento de adversidades inerentes a alterações físicas, psicológicas e emocionais decorrente de doenças crônicas além de sequelas e outras limitações. OBJETIVO: Verificar, na literatura qual a relação da espiritualidade com a qualidade de vida dos idosos. MÉTODO: Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, com a questão norteadora: “Qual a relação da espiritualidade com a qualidade de vida dos idosos?”. A pesquisa foi realizada com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Espiritualidade”; “Qualidade de Vida”; “Idosos” nas bases de dados: LILACS e SCIELO, combinados por meio do operador booleano AND. Como critério de inclusão tivemos, texto completo gratuito e de exclusão artigos repetidos e que não abordavam a temática. Com isso, foram selecionados 8 artigos. RESULTADOS: Verificou-se que a espiritualidade interfere na manutenção do bem-estar dos idosos, uma vez que, a partir dela, os idosos encontram apoio e oportunidades para refletir e vencer os desgastes causados por perdas, proximidade com a morte e doenças crônicas que ocasionam sofrimentos físicos e psicológicos. Isso acontece principalmente porquê durante a vida, muitas pessoas desfrutam da espiritualidade como uma forma de amparo para as perguntas existenciais e superação de obstáculos. DISCUSSÃO: Dessa forma, a espiritualidade é uma ferramenta preditora na qualidade de vida dos idosos, já que, auxiliam na manutenção, promoção e restauração da saúde mental física e social, como por exemplo, menor índices de suicídio, depressão, ansiedade, maior bem-estar, apoio social e esperança. CONCLUSÃO: A espiritualidade é uma estratégia de enfrentamento para superar os problemas advindos do envelhecimento, influenciando, principalmente, a qualidade de vida com o desenvolvimento de pensamento e sentimentos positivos. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: O estudo contribuiu para refletir sobre o processo de envelhecer, atentando a espiritualidade para autonomia dos cuidados.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com