EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM NA UNIVERSIDADE. INTRODUÇÃO: As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) são causadas por vírus, bactérias ou microorganismos e disseminadas principalmente por meio de contato sexual sem uso de preservativo (SOUZA, 2008). Essas infecções estão presentes na sociedade desde os primórdios da humanidade, entretanto, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), ocorreu um aumento das contaminações no século XXI, principalmente entre jovens e adultos. Desse modo, voluntários do Projeto Acadêmicos de Plantão do curso Enfermagem da Universidade Tiradentes, vinculados a um projeto de extensão, desenvolveu uma ação para conscientizar jovens universitários da importância do uso do preservativo durante toda a relação sexual. OBJETIVOS: Realizar educação em saúde acercar das Infecções sexualmente transmissíveis no espaço universitário. METODOLOGIA: Este trabalho trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, de uma educação em saúde ocorrida na Universidade Tiradentes- UNIT, em Aracaju, no dia 20 de fevereiro de 2020. RESULTADOS: A execução do evento possibilitou a interação entre os voluntários e os universitários presentes salientando a necessidade do entendimento sobre as IST’s e a utilização de preservativos, possibilitando a conscientização sobre a temática. DISCUSSÃO: Durante a ação foi necessário estimular a participação dos ouvintes, pois ainda se faz presente diversos tabus na sociedade a respeito da prática sexual, promovendo aos jovens um déficit acerca da temática. Entretanto, mesmo com as barreiras de comunicação iniciais, foi obtida a troca de saberes e observado a importância da realização de ações semelhantes. CONCLUSÃO: Ações de extensão focadas na educação em saúde que permitem o desenvolvimento de habilidades por parte dos voluntários e aproximação da sociedade ao conhecimento, o direito à saúde a promoção da qualidade de vida. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Contribuir para educação em saúde permanente e continuada sobre IST’s no espaço universitário.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com