Introdução: O câncer de próstata representa o maior número de casos com relação ao sexo masculino, sendo assim, ações voltadas para a educação em saúde, como a campanha do Novembro Azul, visam a conscientização da população pelo acesso aos serviços de saúde. Objetivos: Descrever a importância da atividade de educação em saúde realizada na campanha do Novembro Azul. Método: Trata-se de um relato de experiência sobre uma ação educativa realizada no dia 05/11/2018, por discentes do 4º semestre do curso de Enfermagem da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII, durante cumprimento do componente curricular Saúde do Adulto I, tendo como público alvo um total de 32 funcionários do sexo masculino, vinculados ao Hospital Dom Antônio Monteiro em Senhor do Bonfim-BA. A ação foi dividida em dois momentos, o primeiro deles buscou alcançar funcionários de uma empresa que prestava serviços na área de construção civil ao hospital, e em outro momento a ação foi voltada para profissionais da área da saúde ligados à instituição. Resultados: Os trabalhadores participaram ativamente no decorrer da apresentação e pareciam desconhecer sobre a patologia, principalmente em relação aos métodos diagnósticos. Discussão: A atividade de educação em saúde se mostrou bastante relevante, estimulando a melhora da situação de saúde e qualidade de vida do público alvo. O fato da abordagem ter sido realizada no ambiente de trabalho, favoreceu o estímulo do cuidado da saúde dos homens, já que este público é caracterizado por não buscar os serviços de saúde pelas jornadas excessivas de trabalho. Conclusão: Diante do que foi explanado, conclui-se que a criação de espaços para explanar sobre saúde do homem contribui para disseminação do conhecimento e concomitante aumento na qualidade de vida deste público. Contribuições e implicações para a Enfermagem: Este trabalho contribui para que enfermeiros valorizem e explorem a campanha de novembro azul.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com