RELATO DE EXPERIENCIA: PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO EM SAÚDE ÀS MULHERES EM SITUAÇÃO DE RUA.
INTRODUÇÃO: Viver em situação de rua expõe as mulheres a fatores de risco que aumentam sua vulnerabilidade. Dada as análises, é importante se aproximar deste público no campo prático e de pesquisa. Espera-se que propondo tal movimento, a enfermagem sustente suas ações em evidências científicas, com vistas a qualificar o cuidado e assistência. OBJETIVO: Promover ações de educação em saúde à população feminina em situação de rua. MÉTODOS: O projeto realizado ao longo do primeiro semestre acadêmico de 2020, decidiu falar sobre promoção e educação em saúde às mulheres em situação de rua. Realizado um relato de experiência que compartilha uma vivência prática que contribua para situações semelhantes. RESULTADOS: Como intervenção, produziu-se um vídeo teórico-explicativo abordando sobre o câncer de mama, apesentando informações como: fatores de risco; detecção e diagnóstico do câncer; realização do autoexame das mamas; e, sintomas. DISCUSSÃO: Percebe-se que, trabalhar promovendo conhecimentos sobre saúde da mulher é importante, bem como sobre os direitos que possuem dentro das políticas públicas, tendo em vista as implicações que o tema influencia para o bem-estar completo. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Apesar de muitos programas da atenção básica voltados à saúde da mulher, muitas ainda, não conseguem ser contempladas e carecem de informações, necessitando de profissionais para orientá-las. Isso possibilita a atuação da enfermagem em equipes de saúde da família, buscando reinserir socialmente essas mulheres, promovendo acolhimento e escuta qualificada, além da promoção do bem estar biopsicossocial. CONCLUSÃO: Ressalta-se a necessidade dos profissionais da saúde buscarem mecanismos para assistir essas mulheres, repensando ações que possibilitem enfrentamento e superação das vulnerabilidades vivenciadas, permitindo a discussão do resgate da cidadania, ampliando perspectivas de vida, evocando empoderamento necessário para sair da situação de rua e condições-chave para o bem-estar.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com