INTRODUÇÃO: O estágio curricular obrigatório apresenta-se como uma ferramenta de aproximação entre a teoria e os serviços, pois viabiliza a pratica de conhecimentos, habilidades e atitudes profissionais apreendidos durante curso, através da articulação dos saberes em um cenário de formação participativo, em espaços extramuros, com a participação de profissionais da área de formação, universidade e comunidade. OBJETIVO: Relatar a experiência de acadêmicas vivenciadas no estágio curricular obrigatório da disciplina saúde do idoso de uma Instituição Privada de Salvador. METODOLOGIA: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicas de enfermagem durante o estágio da disciplina Saúde do Idoso realizado no centro social urbano durante o mês de março de 2018. RESULTADO: Visitas aconteceram duas vezes no mês de março, em um Centro Social Urbano do município de Salvador em parceria com a Instituição Superior de Ensino. O público alvo de atendimento era idosos previamente cadastrados na unidade. Neste período os acadêmicos tiveram a oportunidade de trilhar cenários que o fizeram capazes de edificar o exercício profissional na saúde do idoso; aprimorar competências com foco na saúde do idoso com reflexão crítica e transformadora sobre a prática profissional. DISCUSSÃO: Os encontros possibilitaram ao estudante a inserção na realidade, vivenciando a atuação profissional do enfermeiro em seu papel transformador, guiado pela ação e supervisão docente. Foi possível colocar em prática as habilidades e valores adquiridos no componente curricular. CONCLUSÃO: Configura-se como elemento essencial na formação do graduando em enfermagem, pois, dependendo da condução didático-pedagógica, oportuniza a ressignificação dos conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina e solidifica as competências profissionais esperadas na área. CONTRIBUIÇÕES E IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM: Estudo possibilitou refletir sobre a importância de realizá-lo, na graduação em enfermagem, assim indicando a necessidade de se fortalecer os debates sobre essa temática.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com