Introdução: O parto é um momento muito aguardado pela mulher, mas é também um momento de medo e insegurança. Nesse contexto a atuação da enfermagem obstétrica é de grande importância, pois busca oferecer a mulher um ambiente calmo, tranquilo e acolhedor. Objetivos: Descrever o papel da enfermagem obstétrica na humanização do parto. Método: trata-se de uma revisão de literatura em 2020 em bancos de dados virtuais. Resultado e discussão: No século passado o parto era realizado com auxílio da parteira e mulheres da família, com a ocorrência de mortes maternas e fetais e com a evolução da prática médica o parto que era um processo fisiológico se tornou um procedimento centrado no modelo biomédico. Com isso passou a trazer medo e ansiedade, pois a mulher perdeu sua autonomia e privacidade. Contudo estudos foram mostrando que os partos de baixo risco poderiam ser acompanhados e assistidos pelo enfermeiro obstetra, que é apto para essa assistência e tem seu foco no cuidado humanizado, no bem estar da mulher e da família, devolvendo a mulher essa autonomia, cabendo aos enfermeiros apenas assistir, respeitando os aspectos da fisiologia feminina, sem intervenções desnecessárias, reconhecendo e respeitando aspectos sociais e culturais, oferecendo suporte emocional a mulher e sua família. Conclusão: Diante dos estudos foi percebido que para um bom desenvolvimento do trabalho de parto é necessário o bem estar físico e emocional da mulher, a humanização favorece o progresso fisiológico do parto, além de evitar traumas emocionais a parturiente. Contribuições e implicações da enfermagem: O enfermeiro obstétrico é um profissional capacitado para assistência ao parto de baixo risco, seu papel é acolher, cuidar e orientar a parturiente durante todo o processo de partejar e parir, propiciando segurança e encorajamento a essa mulher.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com