Entender a comunicação como ferramenta de trabalho no processo de cuidado na área de saúde repercute melhorias no trabalho individual e coletivo, e ainda implica em compartilhar saberes e interesses, com pensamentos comuns para estabelecimento de metas e um plano de trabalho no qual se desenvolvam ações articuladas para toda a equipe. As vivências práticas da Residência Multiprofissional em Atenção Cirúrgica Especializada, da Faculdade de Medicina de Marília, possibilitaram a identificação de uma passagem de plantão deficitária quanto a sua sistematização na transferência do paciente em cada fase operatória. Dessa forma, utilizamos um Projeto de Intervenção de caráter organizacional para resolução de um problema real, realizado por meio de roda de conversa, com aplicação de um roteiro semiestruturado à equipe local, para assim coletivamente propor ações que qualifiquem um instrumento de passagem de plantão perioperatória individual que atenda às necessidades daequipe do Centro Cirúrgico do Hospital Universitário do interior de São Paulo, de acordo com o Programa Nacional de Segurança do Paciente. Nesse Projeto de Intervenção, optamos por descrever suas etapas segundo descritivo de Gerenciamento de Projeto, conhecimento esse que vem ganhando espaço na saúde por sua execução facilitada e efetiva. Seguindo o método de gerenciamento de projetos - grupos de processos, temos as seguintes etapas: iniciação, a qual compreende e descreve cenário, sujeitos da pesquisa e aspecto legal; planejamento; plano de ação; monitoramento e avaliação. Após realizar as rodas de conversa com a equipe, no período da análise das falas, a equipe realizou algumas alterações relevantes no instrumento que utilizam para passagem de plantão. Sendo assim, a busca pelas melhorias do instrumento de passagem de plantão no Hospital Universitário do interior de São Paulo vem ao encontro do aprimoramento e qualificação dos cuidados prestados aos pacientes, dada esta necessidade pela equipe de acordo com o que apresenta a literatura.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem será do dia 23 à 28 de novembro de 2020 no formato online, realizado pela UNIVERSO.
O evento tem como principal finalidade divulgar conhecimentos científicos na área da enfermagem. As palestras serão ministradas por profissionais que são referências na área da enfermagem.
O I Congresso Mineiro de Enfermagem, visa ainda, contribuir com a consolidação do conhecimento voltado para saúde. Nesse sentido, promove o encontro das comunidades acadêmico-científicas em torno desta temática.
Comissão Cientifica
Alanna Gomes da Silva
Aline de Barros Coelho
Amanda Rodrigues Garcia Palhoni
Ana Carolina Micheletti Gomide Nogueira de Sá
Angela Maria Drumond Lage
Anita de Oliveira Silva
Barbara Maximino Resende
Christiana Vargas Ribeiro
Clarissa Coelho Vieira Guimarães
Claudia Maria de Mattos Penna
Daniela de Souza Ferreira
Eliseu da Costa Campos
Gabriela Luize Guimarães Sanches
Giuliana Fernandes e Silva
Karla Rona da Silva
Keila do Carmo Neves
Laydson Adrian Araujo
Laís Santos de Magalhães Cardoso
Lorena Roseli rios Durães
Luiz Alberto de Freitas Felipe
Luís Antônio Batista Tonaco
Láyza Lourenço Machado Braga Quintão
Marco Aurélio de Sousa
Marina Dayrell de Oliveira Lima
Mayara Santos Mendes
Neiva Aparecida Marques Diamantino
Pedro Paulo Corrêa Santana
Rafael Aquino
Rebeca dos Santos Duarte Rosa
Regina Cavalcante Agonigi
Shirlei Moreira da Costa Faria
Thales Philipe Rodrigues da Silva
Thiago Frederico Diniz
Vinicius dos Reis Silva
Wanderson Alves Ribeiro
congressomineirodeenfermagem@gmail.com